Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

7 coisas a fazer se estiveres deprimido

0
0
0
s2sdefault

A depressão é mais do que sentir-se triste. É mais do que mau humor que dura uns dias. É um humor que afecta as tuas emoções, corpo, pensamentos e acções. Se sentes que caíste num profundo e negro poço, sem saída, podes estar com uma depressão. É uma doença medicamente tratável. Eis algumas sugestões que só podem ajudar.

1) Faz algum exercício. O exercício afecta a química do teu cérebro. E a química do cérebro tem muito que ver com a depressão. O exercício liberta alguns produtos chamados endorfinas que, naturalmente, te fazem sentir bem. As endorfinas levantam-te o ânimo e fazem-te sentir com mais energia. Até te podem ajudar a dormir melhor. Quanto mais vezes fizeres exercício, melhor te vais sentir.

2) Faz uma pausa. Ter tempo para descansar é uma forma de desanuviar a cabeça, recarregar as baterias e restaurar a saúde. Faz uma pausa nas tuas actividades e descansa 15-30 minutos depois de cada 3-4 horas. Podes fazer uma sesta, tomar um banho, ler por prazer, telefonar a um amigo, tratar do teu cão, ouvir a tua música favorita (nada de canções tristes!), sonhar acordado ou um exercício de relaxamento. Tudo o que funcione bem contigo.

3) Diverte-te. Quando te ris, sentes-te melhor e mais feliz. É uma boa maneira de aliviar temporariamente alguns dos sintomas da depressão e para te animares quando estás a recuperar. Passa tempo com um amigo a fazer coisas divertidas. Ou ri-te à vontade quando lês um livro engraçado ou vês um filme cómico.

4) Come comida boa. Comida nutritiva dá ao teu corpo e à tua mente o combustível que precisam para se manterem saudáveis e fortes. Também te sentirás melhor se beberes muita água, ao longo do dia. A água mata a tua sede, hidrata o teu corpo e purifica o teu sistema. Começa o dia com um pequeno-almoço saudável. Toma um suplemento multi-vitamínico. Evita a cafeína. Não consumas álcool ou outras drogas.

5) Fala sobre isso. A depressão causa sentimentos dolorosos como tristeza, raiva e impotência. Tu podes afastar-te das pessoas que gostam de ti porque pensas que elas não entendem aquilo porque estás a passar. Na realidade, uma das melhoras formas de lidar com emoções dolorosas e começar a recuperar é falar com alguém em quem confias. Falar, ajuda a ver as coisas de longe. Verás que não estás tão isolado quanto julgavas.

6) Obedece ao teu plano de tratamento. Se estás em tratamento ou sob medicação, obedecer ao teu plano de tratamento é muito importante para melhorares. Assume o compromisso de seguir o tratamento por um certo período de tempo. Durante este tempo, mantém-te em contacto com o teu médico.

7) Alimenta a tua mente. Quando estás deprimido, há um lugar dentro de ti que se sente vazio. Este lugar é o teu espírito. Ele também precisa de atenção. Tenta escrever os teus pensamentos e sentimentos num diário, tocar um instrumento, cantar, escrever poesia, dar uma volta no parque, coleccionar coisas de que gostas, visitar um museu  ou dizer uma oração. Ou inventa outras coisas que usem a tua criatividade e aumentam a tua auto-estima.

Marcações: Exercício, Tempos Livres, Depressão, Tristeza

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.