
Nos passos de Jesus: A vida no Hospital
Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.
O internamento no hospital é como que um parêntesis na vida. Sai-se de casa e vai-se viver para um lugar diferente e dormir numa nova cama. Há regras de vida a cumprir. Os que estão internados no hospital têm o nome de pacientes. De facto, é preciso muita paciência para este novo estilo de vida. Todas as pessoas que entram em ação ao longo do dia desejam apenas que as pessoas se sintam bem e recuperem rapidamente a saúde.
Que deves fazer para não te aborreceres, no caso de estares internado num hospital?
Cada situação é diferente. Por isso, estas nossas quatro sugestões valem o que valem.
-
Personalizar
Começa por personalizar o teu espaço, colocando na mesa de cabeceira as fotos da tua família. Também pode haver lugar para algum objeto teu preferido. Porque não levares para o hospital o teu urso de peluche?. Podes pedir à enfermeira para que te sirva ás refeições , se possível, algum dos teus pratos preferido.
-
Ocupar o Tempo
Podes ocupar o tempo a ler revistas e livros, a desenhar, a enviar mensagens através do computador. Em certos casos, certamente será possível ter um computador portátil, que te ajudará a passar o tempo e a estares em contacto com o mundo. Se não estás acamado, poderás sair da enfermaria e ir para outro lugar.
-
Conviver
Outra forma de te sentires bem consiste em ires ao encontro de outros jovens internados, falar com ele e arranjar novas amizades. Com eles podes desabafar e perceber que não és o único a lutar contra o aborrecimento. Desabafa também com quem cuida de ti dia e noite. Os enfermeiros ou enfermeiras animar-te-ão e far-te-ão sorrir.
-
Ter esperança
A doença, a perda da intimidade, a separação da família e dos companheiros, a solidão, tudo isso custa. Essa situação pode ajudar os pacientes a ter consciência do mistério do sofrimento e a exercitar a sua esperança.