Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

0
0
0
s2sdefault

Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

O internamento no hospital é como que um parêntesis na vida. Sai-se de casa e vai-se viver para um lugar diferente e dormir numa nova cama. Há regras de vida a cumprir. Os que estão internados no hospital têm o nome de pacientes. De facto, é preciso muita paciência para este novo estilo de vida. Todas as pessoas que entram em ação ao longo do dia desejam apenas que as pessoas se sintam bem e recuperem rapidamente a saúde.

Que deves fazer para não te aborreceres, no caso de estares internado num hospital?

Cada situação é diferente. Por isso, estas nossas quatro sugestões valem o que valem.

  1. Personalizar

    Começa por personalizar o teu espaço, colocando na mesa de cabeceira as fotos da tua família. Também pode haver lugar para algum objeto teu preferido. Porque não levares para o hospital o teu urso de peluche?. Podes pedir à enfermeira para que te sirva ás refeições , se possível, algum dos teus pratos preferido.

  2. Ocupar o Tempo

    Podes ocupar o tempo a ler revistas e livros, a desenhar, a enviar mensagens através do computador. Em certos casos, certamente será possível ter um computador portátil, que te ajudará a passar o tempo e a estares em contacto com o mundo. Se não estás acamado, poderás sair da enfermaria e ir para outro lugar.

  3. Conviver

     Outra forma de te sentires bem consiste em ires ao encontro de outros jovens internados, falar com ele e arranjar novas amizades. Com eles podes desabafar e perceber que não és o único a lutar contra o aborrecimento. Desabafa também com quem cuida de ti dia e noite. Os enfermeiros ou enfermeiras animar-te-ão e far-te-ão sorrir.

  4. Ter esperança

    A doença, a perda da intimidade, a separação da família e dos companheiros, a solidão, tudo isso custa. Essa situação pode ajudar os pacientes a ter consciência do mistério do sofrimento e a exercitar a sua esperança.

Marcações: JOvens, Valores, Saúde , Hospital

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.