Preservar amigos

0
0
0
s2sdefault

De certeza que tens amigos que conheces há muito tempo. Com altos e baixos, a amizade deve ser preservada e cuidada. 

 

Dá o passo

Não estejas sempre à espera que os outros dêem o primeiro passo. Um sorriso ou um “olá” podem ir muito longe. Junta-te a clubes de coisas que te interessem. Faz cursos interessantes. Verifica as associações que há na tua vizinhança. Deixa as pessoas saberem que estás interessada nelas. Não te limites a falar de ti mesmo. Faz perguntas sobre as pessoas e sobre os seus nteresses. Esta capacidade falta a muito boa gente. Vai fazer de ti um brilhante conversador.

Ouve!

Sê um bom ouvinte. Olha para as pessoas quando elas falam contigo. Presta atenção ao que estão a dizer. Arrisca falar às pessoas de ti. Quando te parecer apropriado, deixa os outros conhecerem os teus interesses, os teus talentos e o que é importante. MAS...

Não sejas exibicionista.

Nem todas as pessoas que encontras terão os mesmos interesses e talentos que tu. (Por outro lado, não deverias ter de os esconder, quando encontrares pessoas que gostam de ti e te apreciam) Sê honesto. Diz a verdade sobre ti mesmo, aquilo em que acreditas, aquilo que defendes. Quando alguém perguntar a tua opinião, sê sincero. Os amigos apreciam a honestidade uns nos outros. MAS...

Sê simpático. Há alturas em que ter tacto é mais importante do que ser totalmente honesto. A verdade não tem de magoar.  Não uses os teus amigos como muro das lamentações quando tens problemas. Está com eles nos tempos bons, também.

Faz a tua parte

Todas as relações exigem esforço. Não estejas a contar que sejam os teus amigos a fazer todas as “despesas” da relação. Telefona-lhes. Marca encontros. Propõe iniciativas. Aprende a aceitar. Nem todos os teus amigos têm de pensar e agir como tu. Não seria uma grande seca, se assim fosse?

Aprende a reconhecer os pseudo-amigos dispensáveis. Algumas pessoas ficam tão sós, que se tornam amigos de qualquer um. Mesmo de gente que não merece o título de amigo.

Marcações: Escola, Valores, Amizade, Amigos, Adolescentes

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias