
Jovens que Mudaram o Mundo: Mary Grace Henry
Já reparaste que, quando se quer mesmo, qualquer coisa serve para mudar o mundo. Esta semana a mudança com ... fitas para o cabelo!
Aos 12 anos, Mary Grace Henry decidiu que queria ajudar meninas africanas a ter acesso à educação. Aprendeu sozinha a fazer fitas para o cabelo reversíveis com o objetivo de as vender na feira do livro escolar. Não muito tempo depois conseguiu ajudar uma menina queniana a ir à escola. Mas para Mary, não chegava. Há muitas outras meninas que precisam também de aprender.
Mais do que a questão da educação, as raparigas sofrem com uma questão mais cultural, são vistas como inferiores em relação aos rapazes e por isso não precisam de ir à escola. Isso é devastador, explica Mary Grace Henry numa entrevista. O sucesso deste projeto levou Mary a criar Reverse The Course, uma empresa social que já vendeu mais de 20 mil acessórios para o cabelo e já ajudou mais de 60 meninas do Quénia, Uganda, Paraguai e Haiti.
Em 2014 ganhou o prémio World Children Award onde emocionou toda a gente: Educar uma rapariga pode reverter o destino da sua vida, da sua comunidade...e de um país!
Conhece melhor o seu exemplo e a sua empres ano vídeo: