Dia da ONU - A missão que "começa em nós"

0
0
1
s2smodern

Hoje celebram-se 72 anos da criação da Organização das Nações Unidas. Mas qual a sua história? Para que serve a ONU?

A violência e o grande número de vidas perdidas na II Guerra Mundial, fez com que os países envolvidos refletissem sobre a necessidade de uma organização que tivesse como objetivo o respeito pelo Ser Humano e a paz no meio em que habita. Assim, no dia 24 de outubro de 1945 foi aprovada a Carta Constitutiva pela Rússia, EUA, França, Inglaterra e China, entre outros 50 países. 

Mais de 70 anos depois, a ONU é uma organização importante na manutenção da paz e no respeito pelo Homem. Em 1948, na Assembleia Geral em Paris, elaborou-se a Declaração Universal dos Direitos do Homem, documento esse que é quase como uma bússola para os países democráticos. A ONU conta hoje com 193 países membros e um sem número de problemas que são precisos resolver, como a questão dos refugiados e a sua integração, a sobrexploração dos recursos naturais e a falta de condições de saúde e educação. 

Portugal aderiu à ONU em 1955 e tem colaborado com esta organização em missões humanitárias. Em 2016, António Guterres, antigo primeiro-ministro português, foi eleito Secretário Geral da ONU, um cargo importante para os desafios que surgem no mundo. 

Para comemoral o 72º aniversário da ONU, Guterres deixou uma mensagem importante. Cabe a todos nós fazer a união destas nações. Começa em nós o clima de segurança, paz e respeito pelo ser humano.  

Marcações: Valores, Direitos, ONU, Ambiente, Portugal, Paz, Segurança, Respeito, Homem

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias