Histórias para crescer - A nota de 500 euros

0
0
0
s2sdefault

Ao iniciar um novo semestre, um professor perante uma turma de universitários caloiros, inicia a aula mostrando uma nota de 500 euros novinha e afirma: Quem quiser esta nota de 500 euros, levante o braço.

 

Ainda a estranhar a situação, todos na sala levantam o braço. O professor diz então: Esta nota será de um de vós, mas antes de a entregar ao feliz contemplado deixem-me fazer isto… E amarfanha a nota nas mãos, encorrilhando-a.

Novamente pergunta: E agora, alguém quer esta nota?. Como anteriormente, todos erguem o braço.

 Ainda não satisfeito o professor continuou: E se eu fizer isto?… E atira a nota ao chão e pisou-a várias vezes com firmeza. Pegando na nota do chão, suja e amassada e pergunta outra vez: E agora?… Alguém quer esta nota de 500 euros? De novo, todos os braços se levantaram.

Enfrentando a assistência, o professor explica: Não importa o que eu fizer com esta nota porque irão sempre continuar a querer este dinheiro, porque a nota não perde o seu valor. O que quero que reflitam é que o mesmo também acontece com cada um de nós… Muitas vezes nas nossas vidas somos amassados, pisados e sentimo-nos diminuídos e sem valor. Mas apesar do que nos possa acontecer quero que recordem sempre que jamais perdemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros os gordos, altos ou baixos, nada disso tem importância! Porque isso não altera a importância que temos!… O valor das nossas vidas não é pelo que aparentamos ser, mas, pelo que somos e fazemos.

Agora, reflitam e recordem:

1- O nome das 5 pessoas mais ricas do mundo!

2- O nome das 5 últimas Miss Universo!

3- O nome de 10 vencedores do prémio Nobel!

4- O nome dos 5 últimos Óscares para melhor ator!

Então?… Difícil, não é?… Não se recordam???… Não se preocupem. Nenhum de nós se lembrará dos melhores de ontem. Os aplausos são momentâneos e os troféus enchem-se de pó!

Mas pensem agora no seguinte:

1- O nome de 3 professores que contribuíram para a vossa formação!

2- O nome de 3 amigos que já vos ajudaram em momentos difíceis!

3- Pensem em 2 pessoas que já vos fizeram sentir especiais!

E agora?... É mais fácil, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, as que têm mais dinheiro, ou as que obtiveram os melhores prémios…. São aquelas que se preocupam connosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Tantas vezes temos dificuldade em perceber o valor do outro, porque a vida o magoou e pisou. Mas o mais difícil de perceber é o nosso próprio valor, independentemente do que nos possa ter acontecido. A verdade é que todos seremos tocados pela vida e nem sempre da melhor forma.

A Psicologia fala de resiliência, que é um conceito adaptado da física. A resiliência é a capacidade de um material voltar à sua forma inicial depois de submetido a forças contrárias, por exemplo, os elásticos depois de esticados recuperam a sua forma original. Mas há muitos materiais em que isso não acontece, por exemplo, quando um automóvel sofre um choque é preciso a ajuda de um mecânico para recuperar a sua forma inicial (se tiver conserto).

Desta forma, apesar dos choques e das forças contrárias que vamos tendo ao longo do nosso crescimento, acreditando em nós e no nosso valor mais facilmente recuperamos a nossa forma original. Muitas situações vão-nos partir o coração ou mesmo deixar cicatrizes visíveis, mas o nosso trabalho é não deixar que isso afete o nosso valor e sermos resilientes!

Marcações: Contos, Valores, Pessoas, Amigos, Adolescentes, Histórias , Dinheiro

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Gustavo Carona:

    Gustavo Carona: "O mundo precisa saber" que há um mundo por mudar

    Gustavo Carona é médico anestesista português. Com 39 anos, já esteve em mais de 10 missões humanitárias em todo o mundo, desde o Congo ao Afeganistão, Iémen ou Síria. "Não poso salvar o mundo, mas posso ser feliz a tentar", é o que nos diz num livro sobre algumas das suas aventuras. 

  • Final do ano: decisões e prioridades

    Final do ano: decisões e prioridades

    Estamos no último mês do ano. Começam-se a preparar as malas para a viagem de um novo ano, novinho em folha... Ou novinho na agenda do telemóvel. 

  • Asia Bibi: A coragem de acreditar!

    Asia Bibi: A coragem de acreditar!

    Em 2010, Asia Bibi foi condenada à morte por alegadamente ter insultado o profeta Maomé e o Islão durante uma discussão com colegas de trabalho; depois de passar nove anos numa solitária, a jovem acabou por ser posta em liberdade e mudou-se para o Canadá. 

  • Harry Styles: Já conheces a ilha de

    Harry Styles: Já conheces a ilha de "Edora"?

    Harry Styles tem neste momento uma campanha de marketing incrível, com vídeos, mensagens e músicas em toda a internet. A mais recente novidade é a da olha de "Eroda" ao largo da costa inglesa.

  • Escuta. Arrisca e Vive o Advento! | Domingo II (ANO A)

    Escuta. Arrisca e Vive o Advento! | Domingo II (ANO A)

    No segundo domingo do Advento, olhamos para Maria, uma jovem mulher visitada por um Anjo de Deus. Ainda que seja igual a nós, Maria é especial – está orientada para Deus e possui uma força maior que a nossa para saber distinguir o bem do mal. 

  • Sophie Cruz: Construir famílias e não muros

    Sophie Cruz: Construir famílias e não muros

    Sophie Cruz é dada a conhecer ao mundo em 2015, quando na visita do Papa aos EUA, a pequenina corre para lhe dar um abraço. Entrega-lhe também uma carta sobre a história dos seus pais, imigrantes mexicanos à procura de lgalizar a sua situação.

  • Beato Pier Giorgio Frassatti: Sempre em

    Beato Pier Giorgio Frassatti: Sempre em "direção ao Alto"

    Pier Giorgio nasceu no seio de uma família muito rica, a 6 de abril de 1901. Filho do fundador do jornal La Stampa e de uma virtuosa pintora, foi com a mãe que Pier Giorgio absorveu o testemunho de fé e bons valores. 

  • Kay: a importância de cuidarmos de nós próprios.

    Kay: a importância de cuidarmos de nós próprios.

    Karolina é uma jovem polaca que vive atualmente em Inglaterra. Tem 26 anos, mas aos 13 começou um blog que mudou a sua vida. 

  • Músicas que desafiam:

    Músicas que desafiam: "Broken" dos Coldplay

    Nesta altura natalícia as rádios e plataformas de streaming tem sempre aquele conjunto de músicas habituais para esta época. Podemos hoje sugerir mais uma para a tua "playlist"?

  • Irmão Roger: um

    Irmão Roger: um "ponto de luz" num mundo em discórdia

    A vida do irmão Roger mistura-se com a história da própria comunidade de Taizé. 

  • Todos os amigos são eternos!

    Todos os amigos são eternos!

    Quantos amigos tens? Aqueles mesmo de confiança ... Um? Dois? Dez? Cada um tem uma relação diferente com os seus amigos: alguns fazem amigos todas as semanas,enquanto outros preservam as amizades de longa data e são mais reservados.

  • Bana Alabed:

    Bana Alabed: "Querido mundo, esta é a minha história"

    O testemunho de hoje chega-nos da Síria. Com apenas 7 anos, Bana Alabed criou uma conta Twitter com a ajuda da mãe, como uma forma de dar a conhecer a situação do seu país.