Histórias para crescer - A nota de 500 euros

0
0
1
s2smodern

Ao iniciar um novo semestre, um professor perante uma turma de universitários caloiros, inicia a aula mostrando uma nota de 500 euros novinha e afirma: Quem quiser esta nota de 500 euros, levante o braço.

 

Ainda a estranhar a situação, todos na sala levantam o braço. O professor diz então: Esta nota será de um de vós, mas antes de a entregar ao feliz contemplado deixem-me fazer isto… E amarfanha a nota nas mãos, encorrilhando-a.

Novamente pergunta: E agora, alguém quer esta nota?. Como anteriormente, todos erguem o braço.

 Ainda não satisfeito o professor continuou: E se eu fizer isto?… E atira a nota ao chão e pisou-a várias vezes com firmeza. Pegando na nota do chão, suja e amassada e pergunta outra vez: E agora?… Alguém quer esta nota de 500 euros? De novo, todos os braços se levantaram.

Enfrentando a assistência, o professor explica: Não importa o que eu fizer com esta nota porque irão sempre continuar a querer este dinheiro, porque a nota não perde o seu valor. O que quero que reflitam é que o mesmo também acontece com cada um de nós… Muitas vezes nas nossas vidas somos amassados, pisados e sentimo-nos diminuídos e sem valor. Mas apesar do que nos possa acontecer quero que recordem sempre que jamais perdemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros os gordos, altos ou baixos, nada disso tem importância! Porque isso não altera a importância que temos!… O valor das nossas vidas não é pelo que aparentamos ser, mas, pelo que somos e fazemos.

Agora, reflitam e recordem:

1- O nome das 5 pessoas mais ricas do mundo!

2- O nome das 5 últimas Miss Universo!

3- O nome de 10 vencedores do prémio Nobel!

4- O nome dos 5 últimos Óscares para melhor ator!

Então?… Difícil, não é?… Não se recordam???… Não se preocupem. Nenhum de nós se lembrará dos melhores de ontem. Os aplausos são momentâneos e os troféus enchem-se de pó!

Mas pensem agora no seguinte:

1- O nome de 3 professores que contribuíram para a vossa formação!

2- O nome de 3 amigos que já vos ajudaram em momentos difíceis!

3- Pensem em 2 pessoas que já vos fizeram sentir especiais!

E agora?... É mais fácil, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, as que têm mais dinheiro, ou as que obtiveram os melhores prémios…. São aquelas que se preocupam connosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Tantas vezes temos dificuldade em perceber o valor do outro, porque a vida o magoou e pisou. Mas o mais difícil de perceber é o nosso próprio valor, independentemente do que nos possa ter acontecido. A verdade é que todos seremos tocados pela vida e nem sempre da melhor forma.

A Psicologia fala de resiliência, que é um conceito adaptado da física. A resiliência é a capacidade de um material voltar à sua forma inicial depois de submetido a forças contrárias, por exemplo, os elásticos depois de esticados recuperam a sua forma original. Mas há muitos materiais em que isso não acontece, por exemplo, quando um automóvel sofre um choque é preciso a ajuda de um mecânico para recuperar a sua forma inicial (se tiver conserto).

Desta forma, apesar dos choques e das forças contrárias que vamos tendo ao longo do nosso crescimento, acreditando em nós e no nosso valor mais facilmente recuperamos a nossa forma original. Muitas situações vão-nos partir o coração ou mesmo deixar cicatrizes visíveis, mas o nosso trabalho é não deixar que isso afete o nosso valor e sermos resilientes!

Marcações: Contos, Valores, Pessoas, Amigos, Adolescentes, Histórias , Dinheiro

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Depois de ter passado uma noite em oração e de ter escolhido os doze, Jesus encontra agora dois grupos de pessoas: numerosos discípulos e uma grande multidão. A multidão sente-se desorientada e procura Jesus por dois motivos: quer ouvir a sua Palavra e ser curada dos seus males.

  • "Tolkien": Uma viagem pela mente do criador de "O Senhor dos Anéis"

    A pergunta mais velha do mundo que se faz a qualquer mente criativa é: "Como é que surgiu esta ideia?". Pois este ano vamos poder conhecer uma das mais brilhantes mentes do século XX. 

  • Música: porque gostamos tanto dela?

    Música: porque gostamos tanto dela?

    Independentemente do teu estilo musical favorito, com uma coisa podemos concordar: ouvir música faz bem e deixa-nos felizes. Companheira de viagens, caminhadas e, para os mais sortudos, presente também na hora do trabalho, a música é algo que tem a capacidade de melhorar o nosso humor e, inclusive, fazer com que a nossa concentração melhore, mas já te perguntaste como é que isto é possível?

  • Will Smith em tons de azul - o novo trailer de

    Will Smith em tons de azul - o novo trailer de "Aladdin"

    Durante  a cerimónia dos Grammys 2019 foi divulgado um novo trailer do remake do filme "Aladdin" da Disney. 

  • Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Ontem à noite decorreu a 61ª edição dos prémios Grammy, que distingue o que de melhor se fez na música no ano que passou.

  • Escuta, Arrisca e ... Confia!

    Escuta, Arrisca e ... Confia!

    No Evangelho deste Domingo, Pedro tem um gesto de confiança: Pela tua palavra, porque és Tu a dizê-lo, para Te dar um prazer, por Ti … lanço as redes.

  • O capitalismo: O que é?

    O capitalismo: O que é?

    Provavelmente já ouviste algumas pessoas falarem sobre esta coisa chamada capitalismo. Se já ouviste os teus pais a reclamar sobre o capitalismo ou algum dos teus professores a abordar este assunto, hoje explicamos-te este tema de uma forma simples. 

  • Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Quer estejas a planear algo especial com o teu namorado(a) ou um jantar com as amigas, aqui vão algumas ideias.

  • Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Jesus está no início da sua vida pública. Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e actualiza-a, aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão.

  • A ansiedade nas palavras deles

    A ansiedade nas palavras deles

    Tem sido crescente a atenção dos media para as questões relacionadas com a saúde mental. Também algumas figuras públicas aproveitam o espaço que lhes é dado para falar destas questões e como as ultrapassaram. 

  • Porque é que os casais dão as mãos?

    Porque é que os casais dão as mãos?

    Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

  • O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    Toda a gente nas redes sociais participou no “Desafio dos 10 Anos”, a brincadeira que, basicamente, consiste em partilhar uma foto atual ao lado de uma de há 10 anos atrás para mostrar o quanto ou o quão pouco mudamos ao longo da última década, certo?