A adolescência: Porque me sinto assim?

0
0
1
s2smodern

Estou cansado de tudo. Já nem sei quem sou e o que quero ser. Mas que estou eu a fazer aqui? 

 

Vamos lá ver: não te falta nada. No grupo de amigos da tua idade comportas-te de modo alegre e despretensioso. E eis que, de improviso, aparecem as crises de desconforto. Crises verdadeiras que fazem sofrer. São momentos de angústia, quase de parto, que extraem a adolescência da infância. Momentos de barulhenta alegria seguidos de solitária melancolia que fazem com que te perguntem: Que tens? Estás doente? 

Passa-se demasiado tempo para encontrar uma imagem de si próprio, para conseguir um visual agradável aos próprios olhos e aos dos outros. As crises desencadeiam-se com uma palavra pouco gentil, o confronto com um amigo. Vem então tudo ao de cima. Ponto e parágrafo! Precisas tempo para perceber que a procura deve partir de dentro: do próprio corpo, do próprio carácter, da própria inteligência e sensibilidade.

O grupo de amigos...

Não ter amigos é como uma borboleta não ter asas. Mas, no meio dos amigos, é uma borboleta que bate contra uma lâmpada acesa. Sabes que está a representar, que não é verdadeira e fazes coisas que não sente. Aborrece-te neles o que te aborrece dentro de ti próprio. E talvez não penses que também os teus amigos andam à procura da própria imagem, como tu.

Ainda que seja normal teres estas dúvidas e confrontos com amigos, não te isoles. Com os amigos aprendemos sempre. Tens é de escolher o grupo de amigos adequado: aqueles que te respeitam e admiram pela tua essência e não pelo que tens, vestes ou bebes. 

Quero ser adulto, mas não quero ser responsável...

É normal que, no meio deste turbilhão de emoções, sintas uma certa saudade do tempo em que eras criança, em que não exigiam tanto de ti. Mas depois, consoante algumas atitudes pensas logo Já não sou uma criança! 

Choverá mas não será o dilúvio. Com algumas portas batidas com força por uma parte, e com alguns maus fígados por outra, os teus pais descobrirão que a sua criança cresceu, e tu na altura certa saberás que chegou a altura de DAR e não receber. 

E é a praticares esse verbo que as crises começam a acalmar.

Marcações: Valores, Família, Amigos, Adolescentes, Pais, Discussão

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.