Gandhi - o homem que inspirou gerações

0
0
1
s2smodern

Franzino, sempre descalço, muito frágil fisicamente ... Quem olhasse para Mahatma Gandhi não diria que ele e tornaria num exemplo, a inspirar milhões!

Maohandas Karamchand Gandhi ou, como ficou conhecido, Mahatma Gandhi, foi acima de tudo um ativista da não-violência. Formado em direito, foi um político e líder no movimento de independência da Índia, que era governada pelos ingleses. Nasceu numa cidade chamada Porbandar, no dia 2 de outubro de 1869. O seu pai era funcionário público, cargo herdado pela família por gerações. Ainda criança casou-se com Kasturba, com quem teve 4 filhos homens.

Com 19 anos, Gandhi partiu para Inglaterra, para estudar Direito. Em 1891, recém-formado retorna à Índia. Sem muitas opções de trabalho na Índia, em abril de 1893, Gandhi parte para a África do Sul, para trabalhar como advogado numa empresa de trocas comerciais. Mesmo longe do seu país, começou a lutar pelo direitos dos hindus, e a atuar como pacifista.

Com 45 anos, volta à Índia, onde foi recebido como um herói, pelas suas lutas em favor dos indianos na África do Sul. Ficava cada vez mais conhecido pela luta dos direito do povo, sobretudo dos camponeses e operários mais pobres. Enfrentou pela primeira vez o governo britânico, ao organizar uma greve geral. A sua principal estratégia era a não colaboração com o governo britânico sem violência e de forma pacífica. Em março desse ano foi preso, acusado de rebelião contra o governo, e condenado a 6 anos de prisão. Depois de dois anos, libertaram-no, porque sofria de apendicite aguda e precisava de operação. 

Aos 60 anos, em 1929, Gandhi retoma sua luta pela libertação da Índia, ao percorrer todo o país. Em 1931 vai a Londres pedir aos ingleses que concedam a independência. Novamente na Índia, volta a ser preso, sendo que, nessa época, mais de 32 mil pessoas foram condenadas por crimes políticos. Gandhi só foi solto em maio de 1933, isto porque temiam pela sua vida, já que ele insistia em fazer jejum por longos períodos.

A 8 agosto de 1942, o Congresso Indiano aprovou a resolução Saiam da Índia, dirigido ao governo britânico,que reprimia cada vez mais as pessoas. No dia seguinte, Gandhi voltou a ser preso, assim como outros membros do Congresso. A violência era cada vez maior e a sua esposa, Kasturba ficou ao seu lado na prisão. Em janeiro de 1944 , Kasturba morreu por complicações cardíacas e bronquite. Foi uma grande perda para Gandhi. Em maio Gandhi é liberto, graças a pressões públicas e às advertências dos médicos. 

No dia 15 de agosto de 1947, foi oficialmente proclamada a independência no território indiano, já estabelecendo a divisão entre Índia (hindus) e Paquistão (muçulmanos). Nesse dia, Gandhi estava em Calcutá a apelar à paz entre os povos. Aproximadamente 12 milhões de pessoas fugiam naquela altura devido à violência: os Muçulmanos que estavam na Índia fugiam para o Paquistão e os hindus que estavam no Paquistão fugiam para a Índia. 

A cada surto de violência, Gandhi realizava outro jejum, em favor da união entre as comunidades. Interrompia o jejum quando o surto de violência passava. Os hindus temiam causar a morte de Gandhi, e os muçulmanos temiam as represálias, caso Gandhi morresse durante um desses jejuns.

No dia 30 de janeiro de 1948, depois de um jejum que havia durado 5 dias, Gandhi foi assassinado com três tiros pelo hindu Nathuram Vinayak Godse, no jardim da sua casa, onde estava a rezar pela paz mundial. Godse matou Gandhi porque era contra a tolerância religiosa que Gandhi defendia, o que teria causado a criação do Paquistão, contra a qual era contra.

Um exemplo que inspira gerações

No dia em que se celebra a data do seu nascimento, a ONU declarou em 2007 que este dia se tornasse o Dia Internacional da Não Violência. Ainda hoje assistimos a violência entre países, regiões, até mesmo na tua escola, sem motivos. 

Fica com um vídeo com algumas imagens e entrevistas do próprio Gandhi.

Marcações: ONU, Reino Unido, Paz, Índia , Gandhi, Não Violência, Paquistão

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.