
É normal transpirar tanto?
A adolescência é uma fase de muitas transformações físicas. As hormonas aceleradas fazem com que se ganhe novos contornos corporais... e odores.
O suor é fundamental para a manutenção da temperatura corporal de todos os seres humanos, de qualquer idade. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas, responsáveis pelo processo de transpiração. As glândulas écrinas estão espalhadas pelo corpo e atuam durante toda a vida. Produz um suor composto basicamente por água e sal, não produzindo cheiro.
Já as glândulas apócrinas, localizadas principalmente nas axilas, virilhas, área genital e mamilos, só começam a atuar no início da puberdade, ficando muito ativas durante toda a adolescência. Estas glândulas estão ligadas aos folículos pilosos dessas regiões e produzem um tipo de suor que contém ácidos gordos e proteínas que, em contacto com as bactérias da pele, são metabolizados e produzem o mau cheiro. As bactérias, em contacto com roupas usadas e suadas podem produzir o mesmo mau cheiro nas roupas.
As glândulas apócrinas e as variações hormonais normais da adolescência são, portanto, as responsáveis pelos odores tão comuns e que às vezes nos fazem sentir algum incómodo.
Fica com alguns truques para controlares a tua transpiração:
- Tomar banho diariamente;
- Não usar a mesma camisola e roupa íntima dois dias seguidos;
- Evitar roupas sintéticas, dar preferência para o algodão ou linho;
- Depilar e/ou cortar volume das axilas e virilhas- ajuda a evaporar o suor e a reduzir o odor;
- Compressas com chá preto podem "acalmar" as glândulas sudoríparas;
- Usar desodorizante diariamente;
- Se achas que suas mesmo muito, escolhe anti-transpirante, com alumínio na sua composição.
Marcações: Saúde , Adolescentes, Corpo Humano , Adolescência, Suor, Transpiração