Tu sozinho não és nada

0
0
1
s2smodern

Chega o momento em que é preciso deixar a família e ir para a escola. Começamos a aprender a estar juntos, a conviver, a ser grupo. Ensaiamos assim a arte de viver como amigos.

Um ambiente especial

Passando o dia com os outros, habituamo-nos a viver com regras. Existem horários a respeitar, tarefas a cumprir, atividades a realizar juntos. Quem não cumpre as regras sentirá as desagradáveis consequências. As crianças e os adolescentes têm coração. Por isso, criam-se amizades, formam-se grupos de amigos. Juntam-se para estudar juntos, para passear, para simplesmente sentir a alegria de conviver. A escola é um ambiente especial onde não só se estuda mas também se cresce como pessoa.

Atividades extra-curriculares

A escola oferece a de praticares atividades extra-curriculares, onde as pessoas sentem a beleza de viver e conviver de uma forma saudável. Aqueles que gostam de música, organizam-se para formar um grupo musical ou um coro juvenil. Uma escola sem música é como um corpo sem alma. Aqueles ou aquelas que gostam de dançar, organizam-se para ensaiar as danças a apresentar no próximo espectáculo organizado na escola. Aqueles que gostam do teatro podem formar, com o apoio dos professores, um clube de teatro. É assim que se descobrem os grandes artistas. Há ainda os que preferem dedicar-se a actividades relacionadas com o desenho e a pintura.

O Bullying

Existem situações em que o grupo escola é confrontado com situações infelizes. Podemos resumi-las com a palavra bullying. É um comportamento agressivo, e particularmente cruel, para com alguém que tem poucas ou nenhumas hipóteses de se defender. Este bulismo é frequentemente notícia e acontece dentro dos muros da escola.
Para que se esteja perante um acto de bullying, é necessário que se esteja na presença de três elementos:

  • Um desequilíbrio de posições entre o violento e a vítima, isto é, a pessoa agredida não esteja em condições de se defender.
  • A persistência da perseguição, isto é, actos continuados de violência cruel, que vão como que destruindo a vítima indefesa.
  • A intenção de praticar a maldade, seja de forma física ou de forma psicológica. São muitas as formas de violência.

Compete a toda a comunidade educativa criar um ambiente de paz. Se os alunos e os professores quiserem, o bullying tem cura.

O que é OUT

  • Pensar que a escola se reduz a frequentar as aulas e estudar.
  • Não conhecer nada acerca dos companheiros da turma
  • Fazer grupo apenas comum número restrito de companheiros.

O que é IN

  • Encontrarse ao fim do dia com amigos para estudar.
  • Saber o nome de todos os colegas, dos professores e dos auxiliares de educação.
  • Ajudar os companheiros que necessitam de explicações.

Marcações: Escola, Teatro, Amizade, Estudar, Amigos, Arte, Música, Bullying, Professores

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias