O caminho do perdão

0
0
1
s2smodern

O evangelho deste domingo é conhecido como a Regra da comunidade cristã. Depois de muito nos ter dado os critérios para sermos uma comunidade de verdadeiros seguidores, Jesus ilumina-nos hoje acerca da regra de ouro do cristão: o perdão!

DOMINGO XXIII DO TEMPO COMUM | Mt 18, 15-20

Inspirados no evangelho de hoje podemos dizer que o perdão não é um sentimento ou um desejo, mas uma decisão. O perdão não é um ponto de partida nem de chegada, mas um caminho.

Para perdoar é necessário decidir pôr-se a caminho com os irmãos. E este caminho tem 4 etapas:

Primeira etapa: Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós. Para começar o caminho do perdão, tens de ser tu a dar o primeiro passo. Mesmo se és tu a vítima na situação. Dar o primeiro passo é dizer ao outro que estás disponível para começar a perdoar, para reatar a relação que ofensa rompeu. Somente depois de ires ao encontro do outro tens a autoridade de o repreender e assim iniciarem o caminho do perdão, juntos.

O perdão começa assim: coração a coração.

Segunda etapa: Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida… O perdão é um caminho que é muito difícil percorrer sozinho. Precisamos de quem nos acompanhe, nos ajude e nos oriente. Os outros não são chamados para serem simplesmente testemunhas, mas para que toda a questão fique resolvida. Os outros não são chamados para nos dar razão, mas para nos ajudarem a compreender todas as implicações da situação.

Terceira etapa: Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja… A Igreja é a comunidade que nasceu do perdão e vive no perdão. Da Igreja devemos aprender a forma sábia e prudente com que trata todas as situações. Da Igreja devemos sobretudo aprender que o mais importante em qualquer situação é o bem de todas as pessoas e por isso devemos tratar todos com igual dignidade.

Quarta etapa: …e se também não der ouvidos à Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano. Esta pode ser a etapa que nos dá algum descanso. Até Jesus compreende que em certas situações não é possível chegar ao perdão e por isso podemos tratar os irmãos com indiferença. Esta forma de interpretar as palavras de Jesus não podia estar mais errada. Jesus diz para tratar os irmãos como pagãos e publicanos.

É aqui que se esconde o ponto mais importante do evangelho de hoje. Ou não é verdade que aqueles a quem Jesus dedicou mais amor foram os pagãos e os publicanos? Ou não é verdade que aqueles a quem Jesus mais elogia a fé são pagãos e publicanos? É ou não verdade que Jesus disse que veio para os doentes e não para os sãos?

Tratar o outro como um pagão ou um publicano é amá-lo, é rezar por ele, é senti-lo próximo, é sobretudo desejar que se converta e descubra o amor de Deus para que o possamos abraçar novamente.

Isto é difícil. Isto é exigente. Isto exige fadiga… é um caminho a percorrer! Como fazê-lo? Com o olhar fixo em Jesus pois ele mesmo o diz que está no meio de nós.

Bom domingo! 

Marcações: Igreja, Valores, Evangelho, Jesus , Tempo Comum , Domingo, Perdão, Ofensa, Caminho, Irmãos, Coração

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!