
Jovens que mudaram o Mundo: Yash Gupta
A história do jovem desta semana começou com uns óculos partidos.
Depois de ter partido os óculos em 2010, Yash Gupta teve de esperar uma semana para ter um novo par de óculos. Mas essa semana foi bastante difícil para ele - não conseguia ver nada na sala de aula e aprender o que os professores escreviam no quadro.
E aí apercebeu-se que milhões de jovens em todo o mundo precisam de óculos mas não conseguem pagar, Gupta decidiu ajudar. Fundou a associação Sight Learning, que recolhe e distribui milhares de óculos usados para meninos dos EUA, Índia, México, Haiti, Honduras, entre outros países.
A Sight Learning também patrocina e faz parcerias com outras organizações para poder oferecer consultas de oftalmologia, onde os meninos fazem exames e recebem óculos, em quatro países. Yash Gupta, com 21 anos agora, acompanha os meninos em três clinicas, uma delas em Nova Deli, Índia.
"Em 2010, pensei que ninguém quer saber dos seus óculos usados", explica Gupta numa entrevista. Em casa encontrei 10 pares e pensei logo que podia ajudar 10 pessoas, e foi aí que pensei que podíamos fazer isto, todos juntos, sem necessidade de dar dinheiro, mas a dar algo que já não é preciso.
Com a ajuda do seu pai, Gupta começou a recolher óculos junto de oculistas locais, que colocaram nos seus estabelecimentos caixas onde os utentes puderam deixar os seus óculos usados. Só com este gesto, Gupta conseguiu recolher 150 pares de óculos.
Se fores ao site, podes ver que hoje em dia a associação já distribuiu mais de 31 mil óculos em 6 anos e espera que esses números cresçam. Fica com um vídeo da sua história:
Marcações: JOvens, Valores, EUA , Mundo, Solidariedade, Índia , Óculos, Escolas, México, Ajudar