Gerir o tempo de estudo

0
0
1
s2smodern

Com os dias de escola prestes a chegar, é preciso desde cedo estabelecer um equlíbrio do tempo dedicado à escola, aos estudos e à vida pessoal, às coisas que gostas de fazer para além da escola.

O que é que tens mesmo de fazer?

Pega numa folha, ou se quiseres, compra daqueles quadro de giz ou a marcador e faz uma lista de tudo aquilo que tens de fazer. Pode parecer demasiado simples, mas muitas vezes deixamos tarefas importantes para último, e isso pode afetar a qualidade do teu trabalho e depois os teus resultados na escola. 

Organiza essas mesmas tarefas em termos de prazo e nível dificuldade. Os especialistas dizem que fazer as tarefas mais difíceis em primeiro lugar, podem não só despachar trabalho, mas ajuda a teres mais ânimo para fazeres o resto das tarefas. 

Evita o "evitar"

Uma boa forma de evitar a procrastinação é pensares nos diferentes sítios onde estudas e quais são aqueles que em que te sentes mais focado. O que é que podes fazer para tornar o estudo de alguma forma divertido? 

Claro que o que resulta para os teus amigos, poderá não funcionar para ti. Se precisas de estar sozinho para te poderes concentrar, não te sintas mal com isso. Se para alguns estudar em grupo poderá ser mais fixe, para outras pessoas poderá limitar a capacidade de concentração. 

Pára um bocadinho!

Há um método muito interessante chamado Pomodoro, que diz para parares 5 minutos a cada 25 de trabalho ou estudo. Relaxa um pouco entre períodos de estudo - uma caminhada de 10 minutos, observar a paisagem ao teu lado, ver aquele vídeo do Youtube... Recpmpensa-te pelo teu esforço! 

É importante que avalies a eficácia destes métodos. Se calhar precisas de dedicar mais tempo à família num dia, noutro compensas com mais um bocadinho de estudo. Como não somos uma máquina, precisamos de ver sempre o que melhor se ajusta à tua forma de trabalhar. 

Marcações: Escola, Estudantes, Família, Exames, Estudar, Amigos, Testes, Tempos Livres, Tempo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias