Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

O que aprendemos com os filmes de super - heróis?

0
0
0
s2sdefault

Quase de certeza que já viste um filme com super-heróis. Este género cinematográfico tem sido uma grande aposta da indústria do cinema, mas qual será o sumo que podemos beber destas histórias? 

(banda sonora para  a leitura deste artigo)

Ainda que à primeira vista os efeitos especiais e as lutas contra os vilões encham as vistas, se pensamos bem, podemos dizer que estes super-heróis também são humanos com emoções, defeitos e problemas. Vejamos alguns exemplos:

Não precisas de super-poderes

Tanto o Bruce Wayne como o Tony Stark sofreram traumas pessoais profundos antes de criarem os seus alter egos - Batman e Iron Man. Mas se vires os respetivos filmes, não tem algum poder sobrenatural. Apesar dos seus defeitos - o Bruce com o seu sentimento de culpa e a arrogância de Tony - o seu poder encontra-se na sua determinação, ambição e persistência para conseguir trazer justiça.

It’s not who I am underneath, but what I do that defines me  
Não é o que sou, mas o que faço que me define
Batman, 2005

Nem todos os bons rapazes ficam em último

O capitão América pode ter sido um atalho científico do frágil e escandaloso Steve Rogers, mas não teria sido considerado pelo Dr. Erskine para a experiência se não fosse humilde."Mas um homem fraco conhece o valor da força e conhece a compaixão", disse o Dr. Erskine de Steve. 

Mesmo com a velocidade, força e agilidade fora do normal como o Capitão América, Steve continuou um homem com princípios. Ele  tinha fé na humanidade e na sua bondade, apesar dos duros golpes que leva, literalmente.

Torna os teus defeitos em virtudes

Às vezes o teu demónio interior não é necessariamente um mau da fita. É apenas uma questão de como manténs a relação contigo próprio. Olha o Bruce Banner e o seu lado mal humorado verde que é o Hulk. Num primeiro momento, vemos o Bruce a tentar resistir à fera que se encontra no seu interior. Mas depois aprende a transferir a energia negativa do Hulk ao usá-la contra uma energia ainda mais negativa, e assim produzir uma energia positiva. Menos com menos é igual a mais, lembras-te?

Ok, já estamos a exagerar, mas o importante é que, às vezes não devias resistir a quem és interiormente, porque pode ser útil. Existem traços de personalidade negativos que, quando usados positivamente, poder dar-te vantagem, como dizer o que tem vem na alma ou noutras situações, ser introvertido. 

Tem orgulho naquilo que és 

O preconceito é algo que se estende a muitos domínios da nossa sociedade - género, etnias, cultura e religião. Para os X-Men, eles sofreram com a indiferença e o desprezo da socieadade por serem mutantes. 

Enquanto alguns mutantes conformaram-se com a ideia de serem diferentes, os X-Men decidiram continuar optimistas e usar os seus dons em prol do bem-estar comum, provando depois que merecem igual tratamento ao que é dado ao resto do mundo.

És sempre bom nalguma coisa

A maioria dos super-heróis são dotados de uma ou duas características específicas, nas quais são os melhores. O Flash é rápido, o Super-Homem consegue voar até ao espaço. Mas nas suas rotinas diárias, são uns comuns mortais com características típicas de mortais. O Peter Parer domina a matemática, Clark Kent é um excelente jornalista, o Bruce Banner é um génio da ciência e o Bruce Wayne um jovem empresário de sucesso. 

 

Por isso, para nós, o resto dos comuns mortais, temos que apenas dar-nos uma oportunidade de descobrir e desenvolver os nossos talentos, usando-os para enriquecer as nossas vidas e de quem nos rodeia. 

É por isso que o verdadeiro poder não vem instintivamente, surge da tua personalidade, do caminho e descobertas que fazes na vida! Vamos lá ser sinceros - é a personalidade dos teus super-heróis favoritos que os torna tão fixes e não os seus super-poderes. 

 

Marcações: Valores, Auto-estima, Cinema, Vida, , Preconceito, Poderes, Super-Heróis, Descoberta, Desafios, Obstáculos, Batman, Hulk, X-Men

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.