O seu nome é Maria

0
0
1
s2smodern

Apesar de ter vivido há cerca de dois mil anos, o seu nome é pronunciado com amor a cada momento por todo o mundo. O seu nome é Maria.

Maria é natural de Nazaré da Galileia e os seus pais chamavam-se Joaquim e Ana. Quando era apenas noiva de José, mas sem viverem ainda em comum, recebeu uma excelente notícia para ela e para o seu povo: Deus iria fazer-se homem e ela a escolhida para ser sua mãe. Maria de Nazaré deu à luz a Jesus, que é Deus connosco. Depois acompanhou-o no seu crescimento, desde o seu nascimento em Belém até à sua morte em Jerusalém. Uma presença discreta, pois o importante não era ela, mas o seu filho. Por isso, os Evangelhos narram que ela falou poucas vezes. Convido-te, neste mês de Maio, a recordar essas intervenções.

“Eis a serva do Senhor”

Quando foi convidada para ser mãe de Jesus, ficou assustada e fez perguntas. Perguntou: “Como posso ser mãe, se não vivo com nenhum homem?” Foi esclarecida com estas palavras: “A Deus nada é impossível”. Então ela colocou-se à disposição de Deus, exclamando: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua palavra”.

“A minha alma glorifica ao Senhor”

Maria, poucos dias depois, saiu da sua terra e pôs-se a caminho em direcção à casa da prima Isabel. Esta ficou muito feliz: “Que alegria ser visitada por ti! És feliz porque tens fé em Deus”. Maria cantou então um cântico de louvor: “A minha alma glorifica o Senhor. Olhou para a humildade da sua serva. É grande a sua misericórdia, o seu amor”.

“Filho, por que nos fizeste isto?”

Depois do nascimento de Jesus, passou a viver em Nazaré, juntamente com José e o Menino, que ia crescendo. Quando Jesus fez doze anos, foi com os pais a Jerusalém. Separou-se deles. Ao encontrarem-no no templo, Maria repreendeu-o: “Por que nos fizestes isto. Andávamos aflitos à tua procura?” Maria era uma mãe bondosa mas exigente.

“Fazei o que Ele vos disser”

Um dia, foi convidada para um casamento em Caná. Eram noivos pobres e o vinho acabou-se. Mas Maria, antes que dessem pela sua falta, disse a Jesus: “Não têm vinho”. Sabia que Ele iria fazer algo e disse aos serventes: “Fazei o que o meu Filho vos disser”. Eles assim fizeram. Encheram as vasilhas de água, que se transformou em vinho do melhor.

O silêncio de Maria

Jesus, carregando a cruz às costas, foi levado para o monte Calvário. Aí foi crucificado. Todos os seus amigos o tinham abandonado. Mas, junto à cruz, estava de pé a sua mãe Maria. Ela permaneceu em silêncio. Mas era preciso falar para dizer que amava muito o seu Filho Jesus? Bastava a sua presença amorosa. E ficou a aguardar o dia da ressurreição.

Marcações: Natal, Advento, Virgem Maria, Maria, Páscoa

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!