Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

A felicidade cultiva-se?

0
0
0
s2sdefault

Dizem que a felicidade é a ausência de stress. Mas será que é verdade?

 Atualmente, sabe-se que a felicidade é boa para a saúde, diz Jacques Fradin, um cientista francês. As pessoas felizes estão menos sujeitas a doenças do que as pessoas stressadas. Uma das razões da felicidade tem a ver também com uma alimentação equilibrada. As pessoas sem stress têm uma vida emocional mais estável e, por conseguinte, mais facilidade para passar por momentos dolorosos.

Os filósofos dizem que a felicidade é a sucessão de grandes alegrias. O filósofo Robert Misrahi diz que, desde que a filosofia existe, o homem interroga-se acerca da felicidade. Mas a maior parte dos filósofos pensa que a felicidade é um ideal inacessível. Eu, porém, estou convencido do contrário! A alegria de criar uma música, de inventar uma história, de contemplar uma obra de arte ou uma paisagem excepcional, a alegria de amar e de ser amado… É esta sucessão de alegrias que dá sentido à vida.

Diz ainda que a felicidade depende de dois factores. Primeiramente, o nosso património genético. Certas pessoas têm um bom temperamento e são, por natureza, optimistas. Em segundo lugar, a nossa infância e a nossa adolescência. Quem teve pais infelizes ou passou por situações difíceis, como a doença, a morte de pessoas muito amigas, terá menos facilidades para ser feliz na idade adulta. De todos os modos, ajudado por uns ou estorvado por outros, cada pessoa deve buscar a felicidade.

Perguntas

O dinheiro trará a felicidade?

Costuma dizer-se que o dinheiro não dá a felicidade. O dinheiro é um meio importante para se poder viver. Mas, na opinião de economistas, a partir de uma certa quantia, o dinheiro não dá mais felicidade. Por isso, há milionários infelizes. De vez em quando é notícia o facto de alguém muito rico ser infeliz, refugiando-se em drogas ou até indo ao limite de se suicidar.

Haverá pessoas dotadas para a felicidade?

Sim. E uma parte dessa aptidão está ligada ao seu património genético. Certas pessoas têm um cérebro que transporta bastante serotonina, uma molécula que está na origem do bem-estar. Essas pessoas são mais facilmente felizes.
Mas isso não basta. O meio no qual se vive e o amor que se recebe têm um papel essencial. Necessitamos de viver em ambientes alegres e de sentir a alegria de ser amados.

 A religião pode ajudar a ser feliz?

Um estudo realizado com mais de 300 mil americanos durante o ano de 2011 descobriu que as pessoas que vão à igreja com frequência relatam experimentar emoções mais positivas que negativas. Essas emoções incluíam o sorriso, a alegria, a felicidade. Isto acontece sobretudo ao domingo, que é quando celebram a sua fé. O cristianismo, de facto, dá razões para a alegria e indica caminhos de felicidade.

 A felicidade cultiva-se

Como um jardim, a felicidade cultiva-se e cuida-se dela todos os dias. Damos algumas pistas que podem ajudar a ver a vida com cores mais belas.

1. Vive o instante presente

Por vezes, acontece-te que não estás atento àquilo que fazes. Pensas na má nota que tiveste no último teste de matemática, em todos os teus deveres escolares, no que irá acontecer no futuro. Acontece-te que não saboreias o momento presente. Pensar no futuro de vez em quando é necessário, mas não pode ocupar as 24 horas do teu dia, tornando-se um obstáculo à tua felicidade. Saboreia o que cada momento nos traz de bom.

2. Sorri à vida!

Está provado que, quanto mais tu sorris, mais a vida te sorri. O teu sentimento de felicidade aumenta. Vês as pessoas e os acontecimentos com olhos de optimista. Esta atitude perante a vida faz bem a teu espírito e também ao teu corpo. Expulsa o stress e defende-te de doenças. Por conseguinte, sorri. Não gastas muita energia muscular e faz-te imensamente bem.

3. Pratica exercício físico

O desporto é bom para a saúde e também faz bem ao espírito. Os estudos dos cientistas mostram que uma atividade física regular reduz consideravelmente o stress. Isso permite sentires-te melhor, pois o cérebro liberta as endorfinas, que dão uma sensação de bem-estar. Sempre que tenhas algum espaço de tempo livre, aproveita-o em fazer corridas, praticar natação, andar de bicicleta.

 4. Passa tempo com os amigos ou amigas

O escritor italiano Manzoni dizia: Uma das grandes felicidades desta vida é a amizade. De facto, sentimo-nos felizes quando amamos e sentimos que somos amados. Estando com os teus verdadeiros amigos ou amigas, sentes-te verdadeiramente tu próprio e tens em quem confiar. Podes falar com eles acerca do que sentes e do que pensas. Trata-se de estar verdadeiramente com eles, e não apenas através das redes sociais!

Marcações: Escola, Valores, Ciência, Felicidade, Vida, Sorrir, Cultivar, Filosofia

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.