Plantemos o futuro

0
0
1
s2smodern

Felix Finkbeiner é um adolescente alemão que, aos nove anos, descobriu a importância das árvores no nosso planeta. E da descoberta passou à ação.

Depois de escutar uma lição acerca da fotossíntese, percebeu que, para dar um futuro à Terra, era fundamental dar oxigénio ao mundo. Desde então não cessou de plantar árvores. Percebeu que era preciso mobilizar muita gente. Por isso, fundou com um grupo de amigos a Associação Plant for the Planet.

O objetivo: reduzir drasticamente as emissões de anidrido carbónico. Atualmente, cerca de 150 jovens provenientes de 56 nações comprometeram-se a plantar um milhão de árvores nos seus países.

Por todo o mundo

Sempre que possível, anda pelo mundo, juntamente com alguns companheiros, para levar a sua mensagem ambientalista a grandes e a pequenos. Já esteve nos cinco continentes e foi convidado a falar nas Nações Unidas perante os poderosos deste mundo.

Ele costuma dizer: Toda a gente gosta de discutir acerca da crise climática, mas não basta falar: é necessário agir. Somos nós, os jovens, que nos devemos empenhar, pois seremos nós a viver o amanhã. E é urgente a ação.

Surpreende, quem o escuta, a sua grande capacidade de comunicar e de mobilizar. Utiliza uma linguagem simples, gestos expressivos e uma voz suave mas decidida.

Apesar desta atividade, continua a frequentar a escola e com boas classificações. Lê muito e procura aprender o mais possível. Quanto mais souber, mais e melhores soluções encontrará.

Este adolescente alemão criou uma rede internacional de academias onde se ensina, desde os primeiros anos da escola, a entrarem em ação. Os jovens tornam-se Embaixadores para o clima e transmitem os seus conhecimentos a outros, como se de um vírus positivo se tratasse. Quem inspirou Felix Finkbeiner foi Wangari Maathai, uma ambientalista natural do Quénia e já falecida.

Conta ele: Admirei a grande capacidade desta mulher em acreditar nos seus ideais. Lutou contra tudo e contra todos para melhorar o mundo. Recordo as suas palavras cheias de esperança. Com a finalidade de sensibilizar os adultos, realizou uma campanha publicitária sem gastar um euro, graças a benfeitores.

O slogan desta iniciativa é: Deixemos de falar e comecemos a plantar. Na imagem estão crianças que tapam a boca a adultos famosos. Com Felix e os pequenos embaixadores para o clima, há os que posam para as fotos: Harrison Ford, o teólogo Hans Kung, a modelo brasileira Gisele Bundchen, o princípe Alberto do Mónaco,o tenista Michael Stich, o prémio Nobel da Paz Muhammad Yunuse e dezenas de diplomatas e políticos.

Publicaram também o livro Árvore por árvore - Somos nós a salvar o mundo, que descreve o nascimento da associação e os seus objectivos.

Marcações: JOvens, Valores, Ecologia, ONU, Ambiente, Poluição, Mundo, Aquecimento Global, Consciência, Atmosfera, Alemanha, Árvore

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Para alguns, Deus é simplesmente algo misterioso. Para outros, é um velhote de barbas brancas sentado no Céu, que está bem longe do que se passa na Terra.

  • Como sei que é meu amigo?

    Como sei que é meu amigo?

    Espera, antes disso. Quais as qualidades e características que uma pessoa tem de ter para a considerares tua Amiga? A importância que quem está à tua volta tem na tua vida é determinante!

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    A paz recebida de Jesus transforma-se em missão. Outrora, o Pai confiara a Jesus uma missão (ser portador da salvação de Deus à nova humanidade); agora é Jesus que envia os seus a serem portadores desta mensagem de vida nova a todos os homens.

  • James Bay: Uma boa surpresa para a tua

    James Bay: Uma boa surpresa para a tua "playlist"

    "Sem expectativas" - é o meu lema para os concertos. No Domingo fui assistir ao concerto de Ed Sheeran, que contava com 3 concertos de abertura. Mais uma vez, fui sem expectativas, sem preparação. E fui surpreendida.

  • 7 factos sobre Ed Sheeran

    7 factos sobre Ed Sheeran

    No fim de semana em que o cantor vem a Portugal para dois concertos, damos-te a conhecer algumas curiosidades do cantautor inglês. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Jesus sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome serão pregados a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados. São as últimas palavras de Jesus, o seu testamento. Agora somos nós que temos de continuar o Seu legado. Jesus confia-nos três tarefas, que se resumem em três elementos.

  • Filmes com

    Filmes com "cheiro a Verão"

    Férias de verão significa ir até à praia, piscina, estar o maior tempo ao sol. Com a escola quase a terminar, há muito tempo livre para ocupar, e porque não com filmes? Aqui vão algumas sugestões:

  • Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    O mar mediterrâneo comunica-se com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar e banha incontáveis praias pitorescas do norte da África, da Europa e da Ásia, cobrindo uma área de aproximadamente 2,5 milhões de quilómetros quadrados.

  • Fake News: Como detetar

    Fake News: Como detetar "bots" no Twitter?

    "Marcus099875 retwittou..." Um nome seguido de vários números aleatórios pode ser uma indicação de bot no Twitter. Contudo, o padrão não é regra e é preciso aprofundar um pouco mais. Investigadores do site Recorded Future deram uma palestra sobre este fenómeno na Security Analyst Summit deste ano. A ideia é mostrar porque é que os bots são utilizados.

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.