Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Plantemos o futuro

0
0
0
s2sdefault

Felix Finkbeiner é um adolescente alemão que, aos nove anos, descobriu a importância das árvores no nosso planeta. E da descoberta passou à ação.

Depois de escutar uma lição acerca da fotossíntese, percebeu que, para dar um futuro à Terra, era fundamental dar oxigénio ao mundo. Desde então não cessou de plantar árvores. Percebeu que era preciso mobilizar muita gente. Por isso, fundou com um grupo de amigos a Associação Plant for the Planet.

O objetivo: reduzir drasticamente as emissões de anidrido carbónico. Atualmente, cerca de 150 jovens provenientes de 56 nações comprometeram-se a plantar um milhão de árvores nos seus países.

Por todo o mundo

Sempre que possível, anda pelo mundo, juntamente com alguns companheiros, para levar a sua mensagem ambientalista a grandes e a pequenos. Já esteve nos cinco continentes e foi convidado a falar nas Nações Unidas perante os poderosos deste mundo.

Ele costuma dizer: Toda a gente gosta de discutir acerca da crise climática, mas não basta falar: é necessário agir. Somos nós, os jovens, que nos devemos empenhar, pois seremos nós a viver o amanhã. E é urgente a ação.

Surpreende, quem o escuta, a sua grande capacidade de comunicar e de mobilizar. Utiliza uma linguagem simples, gestos expressivos e uma voz suave mas decidida.

Apesar desta atividade, continua a frequentar a escola e com boas classificações. Lê muito e procura aprender o mais possível. Quanto mais souber, mais e melhores soluções encontrará.

Este adolescente alemão criou uma rede internacional de academias onde se ensina, desde os primeiros anos da escola, a entrarem em ação. Os jovens tornam-se Embaixadores para o clima e transmitem os seus conhecimentos a outros, como se de um vírus positivo se tratasse. Quem inspirou Felix Finkbeiner foi Wangari Maathai, uma ambientalista natural do Quénia e já falecida.

Conta ele: Admirei a grande capacidade desta mulher em acreditar nos seus ideais. Lutou contra tudo e contra todos para melhorar o mundo. Recordo as suas palavras cheias de esperança. Com a finalidade de sensibilizar os adultos, realizou uma campanha publicitária sem gastar um euro, graças a benfeitores.

O slogan desta iniciativa é: Deixemos de falar e comecemos a plantar. Na imagem estão crianças que tapam a boca a adultos famosos. Com Felix e os pequenos embaixadores para o clima, há os que posam para as fotos: Harrison Ford, o teólogo Hans Kung, a modelo brasileira Gisele Bundchen, o princípe Alberto do Mónaco,o tenista Michael Stich, o prémio Nobel da Paz Muhammad Yunuse e dezenas de diplomatas e políticos.

Publicaram também o livro Árvore por árvore - Somos nós a salvar o mundo, que descreve o nascimento da associação e os seus objectivos.

Marcações: JOvens, Valores, Ecologia, ONU, Ambiente, Poluição, Mundo, Aquecimento Global, Consciência, Atmosfera, Alemanha, Árvore

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.