Plantemos o futuro

0
0
1
s2smodern

Felix Finkbeiner é um adolescente alemão que, aos nove anos, descobriu a importância das árvores no nosso planeta. E da descoberta passou à ação.

Depois de escutar uma lição acerca da fotossíntese, percebeu que, para dar um futuro à Terra, era fundamental dar oxigénio ao mundo. Desde então não cessou de plantar árvores. Percebeu que era preciso mobilizar muita gente. Por isso, fundou com um grupo de amigos a Associação Plant for the Planet.

O objetivo: reduzir drasticamente as emissões de anidrido carbónico. Atualmente, cerca de 150 jovens provenientes de 56 nações comprometeram-se a plantar um milhão de árvores nos seus países.

Por todo o mundo

Sempre que possível, anda pelo mundo, juntamente com alguns companheiros, para levar a sua mensagem ambientalista a grandes e a pequenos. Já esteve nos cinco continentes e foi convidado a falar nas Nações Unidas perante os poderosos deste mundo.

Ele costuma dizer: Toda a gente gosta de discutir acerca da crise climática, mas não basta falar: é necessário agir. Somos nós, os jovens, que nos devemos empenhar, pois seremos nós a viver o amanhã. E é urgente a ação.

Surpreende, quem o escuta, a sua grande capacidade de comunicar e de mobilizar. Utiliza uma linguagem simples, gestos expressivos e uma voz suave mas decidida.

Apesar desta atividade, continua a frequentar a escola e com boas classificações. Lê muito e procura aprender o mais possível. Quanto mais souber, mais e melhores soluções encontrará.

Este adolescente alemão criou uma rede internacional de academias onde se ensina, desde os primeiros anos da escola, a entrarem em ação. Os jovens tornam-se Embaixadores para o clima e transmitem os seus conhecimentos a outros, como se de um vírus positivo se tratasse. Quem inspirou Felix Finkbeiner foi Wangari Maathai, uma ambientalista natural do Quénia e já falecida.

Conta ele: Admirei a grande capacidade desta mulher em acreditar nos seus ideais. Lutou contra tudo e contra todos para melhorar o mundo. Recordo as suas palavras cheias de esperança. Com a finalidade de sensibilizar os adultos, realizou uma campanha publicitária sem gastar um euro, graças a benfeitores.

O slogan desta iniciativa é: Deixemos de falar e comecemos a plantar. Na imagem estão crianças que tapam a boca a adultos famosos. Com Felix e os pequenos embaixadores para o clima, há os que posam para as fotos: Harrison Ford, o teólogo Hans Kung, a modelo brasileira Gisele Bundchen, o princípe Alberto do Mónaco,o tenista Michael Stich, o prémio Nobel da Paz Muhammad Yunuse e dezenas de diplomatas e políticos.

Publicaram também o livro Árvore por árvore - Somos nós a salvar o mundo, que descreve o nascimento da associação e os seus objectivos.

Marcações: JOvens, Valores, Ecologia, ONU, Ambiente, Poluição, Mundo, Aquecimento Global, Consciência, Atmosfera, Alemanha, Árvore

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.