
A terra com mais 5 º C
Quando a temperatura do teu corpo está a 37 graus, estás em forma. Mas com 39 graus estás doente. Para o planeta é a mesma coisa: se não fazemos nada para evitar o aquecimento, ela poderá mudar muito até ao final do século XXI.
O Aquecimento do planeta
Há cerca de sessenta anos que o nível dos oceanos sobe a uma velocidade preocupante e o responsável em grande parte é o aquecimento do planeta. De facto, quando a temperatura da terra aumenta, os glaciares dos polos Norte e Sul derretem-se. Devido ao aquecimento, a água dos mares ocupa cada vez um volume maior.
Deste modo, no ano 2100, os oceanos poderiam ganhar de 20 centímetros a mais de um metro, conforme os lugares. Isto parece pouco, mas significa que a água invadiria as terras. As zonas mais ameaçadas são as costas e a foz dos rios. É por isso que cidades como Nova Iorque ou Londres correriam o risco de se encontrar com os pés na água, caso não houvesse qualquer protecção, como diques.
Veneza seria imundada
A cidade italiana, célebre pelos seus canais, afunda-se pouco a pouco na água. Já foram realizados trabalhos para salvar os seus monumentos. Mas isto seria suficiente? Caso contrário, Veneza poderia ficar afogada.
A cidade de Veneza
As Maldivas seriam engolidas
A subida do nível da água dos oceanos ameaça as ilhas cujo nível está próximo do nível do mar. Algumas já foram engolidas. Outras poderão sê-lo, como as Maldivas, na Ásia, onde 80% da superfície se encontra a um metro acima do nível do mar.
Maldivas
Alguns países recuariam
Os mares poderiam inundar regiões inteiras. Na Europa há países que poderiam ver recuar o seu espaço para dar lugar às águas. Mas esta situação seria pior noutros continentes. O Bangladesh, um país situado no nordeste da Índia, poderia ver o seu território reduzido a um terço.
20% da população mundial deveria deixar a sua casa
Para fugir da subida das águas, numerosas pessoas deveriam deslocar a sua habitação algumas dezenas ou centenas de metros. Outras poderiam ser como que “exiladas climáticas”, pois a solução seria ter de abandonar o seu país. É o caso, por exemplo, do arquipélago de Tuvalu, ao largo da Nova Zelândia, ameaçado de desaparecer debaixo das águas.
Por que é que a terra aquece?
Na opinião de muitos cientistas, o aquecimento climático deve-se, em grande parte, ao aumento do gás, chamado “efeito serra”, na atmosfera. Estes gases são produzidos em grande quantidade pelas fontes de energia fósseis como o petróleo, o carvão e o gás natural, utilizados desde o séc. XIX nas indústrias e nos transportes.
A nossa agricultura e a deflorestação contri-buem igualmente para o aumento dos gases de efeito serra.
Marcações: Ciência, Aquecimento Global