
Muda o olhar!
O evangelho deste Domingo é, na minha opinião, uma das mais belas revelações do verdadeiro rosto de Deus. Ao verem o joio misturado com o trigo no campo, os empregados são radicais: ‘’Queres que vamos arrancar o joio?’’ A resposta do patrão é, no entanto, surpreendente.
"Não! Não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai que cresçam juntos.’’ Ao olhar o campo, os empregados viram somente o joio.
Ao olhar o campo, o patrão viu o trigo.
Os empregados viram a ameaça à colheita, o olhar do patrão pousou sobre o trigo bom que tinha plantado.Também na nossa vida é assim.
Olhamos o campo da nossa vida e o campo da vida dos outros e vemos o que há de mal, o que nos ameaça, o que nos pode atacar, o que põe em perigo o nosso sucesso.
No entanto, o olhar de Deus é tão diferente. Ele olha o mundo, e no mundo olha cada um de nós, e vê o que de bom plantou.
Vê as alegrias que lhe damos, a esperança que somos, as promessas de vida que trazemos em nós. Sim, na nossa vida há joio. Ha coisas menos boas que fazemos. Há pecado. Há dificuldades que nos acontecem.
Mas serão maiores do que a promessa de vida nova que somos? Não acredito! Nós somos muito mais bem do que pecado.
Somos muito mais trigo bom que joio. E se para já, o trigo e o joio crescem juntos, virá o momento em que o joio será queimado. Em que o pecado passará. Em que as dificuldades serão vencidas.
Qual é então o desafio deste domingo? Mudar o olhar! Olha para ti e tenta ver-te como Deus te vê! Vê-te como és: bom! Cheio de maravilhas e de vida nova pronta a dar fruto.
Muda o olhar!
Bom domingo!
Marcações: Evangelho, Tempo Comum , Ano A