Fazer-se respeitar

0
0
1
s2smodern

Ela queixa-se de que, na escola, toda a gente troça dela. Ele lamenta-se que as raparigas o enervam. Como fazer-se respeitar?

O grupo de amigos é um pouco como uma selva. Não falamos evidentemente da flora (as plantas e as flores) mas sobretudo da fauna: as hienas que por aí andam, ou as tímidas gazelas. A comparação não é para lavar à letra, pois nós distinguimo-nos dos animais porque nos respeitamos. Enquanto na selva o que conta é a força, entre nós o importante é que cada qual respeite o outro como seu igual em dignidade, digno de ser respeitado na sua diferença. Nós, os humanos, ensaiamos na escola um estilo de vida cada vez mais humano. Procuramos estar atentos aos outros, ajudá-los sempre que necessário, aceitá-los tais como são ter uma solicitude especial pelos que sofrem e andam tristes.

As chaves do sucesso

Seis sugestões para te fazeres respeitar.
1. Enche o peito de ar: O corpo exprime frequentemente muitas coisas acerca do nosso estado de espírito. O peito, o olhar sereno, a cabeça elevada.
2. Cuida da tua imagem: O respeito passa também pela imagem que dás de ti. Ao levantar, depois de te lavares, presta atenção ao modo de vestir.
3. A auto-estima: Como podes querer que os outros te estimem, se não te estimas a ti próprio? Nada de complexos de inferioridade.
4. Tem calma: Ser susceptível e enervares-te não é a melhor forma de se fazer respeitar. O que dizem de ti nem sempre é para te ofender.
5. Diz a tua opinião: As tuas opiniões têm o mesmo valor dasdos outros. Podes e deves expressar-telivremente, quando não estás de acordo.
6. Ousa dizer não: Aceitares tudo, calando-te, é uma razão para não te fazeres respeitar.Mesmo que custe, manifesta a tua personalidade.

Gentil, mas não muito

Infelizmente, nem sempre todos sabem cumprir as regras do respeito. Mas, quando alguém se queixa de que não é respeitado, terá de examinar se ele próprio se faz respeitar. A questão é mais complicada do que parece. Não há receitas para cada qual se fazer respeitar. Há sempre os agressivos e os passivos, os que gostam de conflitos e os que troçam facilmente dos outros. Cada qual deve fazer-se respeitar.

 

 

Marcações: Valores, Crescer

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!