Ler livros, hoje?

0
0
1
s2smodern

Neste tempo em que quem manda é o computador, teremos razões para continuar a ler livros de papel, mesmo sem gravuras coloridas?

Temos boas razões para ler?

De facto, nós já lemos todos os dias. Olhamos para o computador ou vês artigos super interessantes no Juvenil!  Mas o que se pretende é ganhar o gosto de ler verdadeiros livros, esses que estão nas estantes das bibliotecas. É verdade que a leitura exige esforço, mas há livros muito belos. Conheces As Mil e uma Noites? Uma parábola que ilustra até que ponto os livros exercem um grande poder sobre nós. Podíamos viver sem a leitura de bons livros. Mas a vida não seria certamente tão bela. Apresentamos algumas razões para ler.

Identificar-se com os heróis

Ao leres as aventuras de um herói, podes identificar-te com ele, assumir os seus sentimentos e acção. Verás até que ponto a ficção se aproxima da realidade.

Viajar gratuitamente

É possível percorreres milhares de quilómetros sem sair do quarto. Os livros transportam-te a mundos desconhecidos e dão-te a conhecer pessoas admiráveis.

Um refúgio agradável

Precisas de sair do quotidiano com as suas preocupações de sempre, para te refugiares num lugar tranquilo e leres um bom livro, que te dará serenidade e paz.

Fazer amigos

Costuma dizer-se que a leitura é um acto solitário. Contudo, pode servir para criar laços. Por exemplo, decidem ler o mesmo livro e depois dialogam acerca dele.

O papel é outra coisa!

É verdade que já existem livros em formato digital. Podem ser lidos no ecrã. Mas a leitura em papel é outra coisa. Tem outra apresentação e cansa menos a vista.

Permite imaginar

Os grandes livros geralmente servem mais tarde de argumento para filmes. Aconteceu com Harry Potter e outros. Mas tu também podes fazer o teu filme.

Enriquece o vocabulário

Na comunicação virtual utilizas uma linguagem simplificada. Mas necessitas de saber falar e escrever português de uma forma correcta e aprender novas palavras.

Marcações: Valores, Tempo Livre, Livros

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias