Ler livros, hoje?

0
0
1
s2smodern

Neste tempo em que quem manda é o computador, teremos razões para continuar a ler livros de papel, mesmo sem gravuras coloridas?

Temos boas razões para ler?

De facto, nós já lemos todos os dias. Olhamos para o computador ou vês artigos super interessantes no Juvenil!  Mas o que se pretende é ganhar o gosto de ler verdadeiros livros, esses que estão nas estantes das bibliotecas. É verdade que a leitura exige esforço, mas há livros muito belos. Conheces As Mil e uma Noites? Uma parábola que ilustra até que ponto os livros exercem um grande poder sobre nós. Podíamos viver sem a leitura de bons livros. Mas a vida não seria certamente tão bela. Apresentamos algumas razões para ler.

Identificar-se com os heróis

Ao leres as aventuras de um herói, podes identificar-te com ele, assumir os seus sentimentos e acção. Verás até que ponto a ficção se aproxima da realidade.

Viajar gratuitamente

É possível percorreres milhares de quilómetros sem sair do quarto. Os livros transportam-te a mundos desconhecidos e dão-te a conhecer pessoas admiráveis.

Um refúgio agradável

Precisas de sair do quotidiano com as suas preocupações de sempre, para te refugiares num lugar tranquilo e leres um bom livro, que te dará serenidade e paz.

Fazer amigos

Costuma dizer-se que a leitura é um acto solitário. Contudo, pode servir para criar laços. Por exemplo, decidem ler o mesmo livro e depois dialogam acerca dele.

O papel é outra coisa!

É verdade que já existem livros em formato digital. Podem ser lidos no ecrã. Mas a leitura em papel é outra coisa. Tem outra apresentação e cansa menos a vista.

Permite imaginar

Os grandes livros geralmente servem mais tarde de argumento para filmes. Aconteceu com Harry Potter e outros. Mas tu também podes fazer o teu filme.

Enriquece o vocabulário

Na comunicação virtual utilizas uma linguagem simplificada. Mas necessitas de saber falar e escrever português de uma forma correcta e aprender novas palavras.

Marcações: Valores, Tempo Livre, Livros

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.