
Pena de morte: a favor ou contra?
Nos Estados Unidos ainda se aplica, em certos casos, a pena de morte. Haverá o direito de matar quem assassinou alguém?
Frequentemente, os jornais e a televisão contam-nos histórias abomináveis. Certamente que é preciso prender e condenar os autores de violações, de crimes e de atentados á vida humana. Certamente que é preciso prender e condenar os autores de violações, de crime e de atentados à vida humana. É preciso castigá-los e impedir que façam novas vítimas. Mas a pena de morte não é a solução para castigar um criminoso. Ela não restituirá a vida à vítima. Não diminuirá o número de criminosos. E seria tratar o mal com o mal.
Acreditar no homem
Devemos reconhecer que no íntimo do mais horrível dos criminosos existe sempre a imagem de Deus, e que nenhuma força diabólica poderá destruir ( São João Paulo II). Não temos o direito de a destruir. Querer executar um criminoso, é negar-lhe a possibilidade de se converter. Recusar a pena de morte, é acreditar que nada está perdido, pois Deus nunca abandona os homens à sua miséria.
Criatura de Deus
Não matarás , diz o senhor. Não matarás ninguém, seja ele inocente ou criminoso. Quem somos nós para julgar se uma pessoa merece ou não viver? A vida que Deus dá, ninguém a pode interromper, seja com que pretexto for. Este mandamento é claro e definitivo.
Prisão demasiado suave
Alguns pensam que a prisão é um castigo demasiado suave para certos criminosos. Esses não sabem o que é uma prisão. Não será duro estar privado de liberdade, estar fechado em condições muitas vezes difíceis? A prisão marca um homem ou uma mulher para toda a vida, para o pior oi para o melhor. Há aqueles a quem a prisão tornou mais violentos e vingativos. Mas há também os que se arrependem do passado e fazem uma caminhada de recuperação.
Justiça e Perdão
Apesar de todos os horrores que alguns seres humanos podem cometer, é preciso dar uma oportunidade ao perdão. Maria Goretti perdoou o seu assassino antes de morrer. O Papa João Paulo II perdoou a Ali Agca, que o tentou assassinar em 1981. O perdão é de uma outra ordem. Tem a sua fonte em Deus, o único que pode dar a uma vítima a força e a alegria de perdoar o seu agressor. É a manifestação da vitória do amor sobre a violência.
Reflexão
Atualmente, são cada vez mais as pessoas a estar contra a pena de morte. O Dia Mundial contra a Pena de Morte recorda o direito à vida. A Organização das Nações Unidas repudia a legalidade e o uso da pena capital, assim como a União Europeia.
Portugal foi o líder na abolição da pena de morte, já que foi o primeiro país do mundo a abolir a pena capital na Lei Constitucional, após a reforma penal de 1867.
E tu? És contra ou a favor desta sentença?
Marcações: Direitos, ONU, EUA , União Europeia, Portugal, Vida, Pena de Morte, Prisão, Matar, Assassinos, Perdoar