Felizmente, há Natal - De Nazaré para Belém (parte 1)

0
0
1
s2smodern

No motor de pesquisa Google encontram-se milhões de entradas para assuntos relacionados com o Natal. Decidimos poupar-te trabalho e fazer uma pequena viagem pela História.

O nascimento de Jesus é verdadeiramente um acontecimento histórico. Deu-se numa data do calendário e num local deste mundo.

César Augusto

Jesus nasceu no tempo em que a Palestina fazia parte do imenso império romano, cuja capital era Roma. O território que hoje ocupamos, a Lusitânia, estava também ocupado pelos romanos. César Augusto era muito amado pelo seu povo. Foi ele que, depois de intermináveis guerras, reestabeleceu a paz em todo o Império. Era venerado como se fosse um deus que veio salvar o povo. Foi imperador de 30 A.C a 14 D.C. Foi ele que ordenou o recenseamento de toda a terra, isto é, a contagem dos cidadãos. Cada qual tinha de se deslocar à sua cidade de origem.

Maria e José

Maria vivia com José na pequena cidade de Nazaré, na província da Galileia. Maria era filha de Joaquim e de Ana. Não conhecemos o nome dos pais de José. Maria e José, ambos jovens de cerca de 16 anos, enamoraram-se um pelo outro. Como era costume, os noivos, depois da promessa de casamento, só passado um ano é que iam viver em comum. A noiva juntava-se ao noivo e fazia-se então a festa, com músicas e danças. Quando a jovem Maria já está prometida em casamento mas ainda não vivia em comum, o anjo do Senhor apareceu-lhe e, depois de a saudar como muito amada por Deus, disse-lhe ser a escolhida para ser a mãe de Jesus. 

No silêncio da noite

Na cidade de Nazaré apareceu na praça central o mensageiro a proclamar: César Augusto ordenou um recenseamento! Maria e José já viviam juntos e a jovem esposa encontrava-se grávida por virtude do Espírito Santo. Como os antepassados de José eram da cidade de David, partiram em direcção à cidade de Belém, local próximo de Jerusalém. Foram cinco dias a caminho por montes e vales. Ao chegarem, aproximou-se o momento de Maria dar à luz. Como não havia um lugar com privacidade para o parto, deve ter ido para onde habitualmente estavam os animais. Foi aí que teve o seu filho primogénito, que deixou na manjedoura.

A visita dos pastores

A criança deitada na manjedoura ou ao colo de sua mãe Maria nada tem de espetacular. Apesar de ser o Filho de Deus, é verdadeiramente humano. É um bebé débil, indefeso, que chora e necessita do leite materno. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e disse: Anuncio-vos uma grande alegria. Hoje nasceu-vos um Salvador. Eles foram apressadamente para o visitar.  Depois de o terem visto, ficaram muito felizes. Por isso, glorificaram e louvavam a Deus. Espalharam também a alegre notícia a toda a gente. E todos estavam maravilhados ao ver a alegria destes pobres pastores.

Marcações: Jesus , Natal, Advento, Virgem Maria, Maria, Graça

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.