Felizmente, há Natal - De Nazaré para Belém (parte 1)

0
0
1
s2smodern

No motor de pesquisa Google encontram-se milhões de entradas para assuntos relacionados com o Natal. Decidimos poupar-te trabalho e fazer uma pequena viagem pela História.

O nascimento de Jesus é verdadeiramente um acontecimento histórico. Deu-se numa data do calendário e num local deste mundo.

César Augusto

Jesus nasceu no tempo em que a Palestina fazia parte do imenso império romano, cuja capital era Roma. O território que hoje ocupamos, a Lusitânia, estava também ocupado pelos romanos. César Augusto era muito amado pelo seu povo. Foi ele que, depois de intermináveis guerras, reestabeleceu a paz em todo o Império. Era venerado como se fosse um deus que veio salvar o povo. Foi imperador de 30 A.C a 14 D.C. Foi ele que ordenou o recenseamento de toda a terra, isto é, a contagem dos cidadãos. Cada qual tinha de se deslocar à sua cidade de origem.

Maria e José

Maria vivia com José na pequena cidade de Nazaré, na província da Galileia. Maria era filha de Joaquim e de Ana. Não conhecemos o nome dos pais de José. Maria e José, ambos jovens de cerca de 16 anos, enamoraram-se um pelo outro. Como era costume, os noivos, depois da promessa de casamento, só passado um ano é que iam viver em comum. A noiva juntava-se ao noivo e fazia-se então a festa, com músicas e danças. Quando a jovem Maria já está prometida em casamento mas ainda não vivia em comum, o anjo do Senhor apareceu-lhe e, depois de a saudar como muito amada por Deus, disse-lhe ser a escolhida para ser a mãe de Jesus. 

No silêncio da noite

Na cidade de Nazaré apareceu na praça central o mensageiro a proclamar: César Augusto ordenou um recenseamento! Maria e José já viviam juntos e a jovem esposa encontrava-se grávida por virtude do Espírito Santo. Como os antepassados de José eram da cidade de David, partiram em direcção à cidade de Belém, local próximo de Jerusalém. Foram cinco dias a caminho por montes e vales. Ao chegarem, aproximou-se o momento de Maria dar à luz. Como não havia um lugar com privacidade para o parto, deve ter ido para onde habitualmente estavam os animais. Foi aí que teve o seu filho primogénito, que deixou na manjedoura.

A visita dos pastores

A criança deitada na manjedoura ou ao colo de sua mãe Maria nada tem de espetacular. Apesar de ser o Filho de Deus, é verdadeiramente humano. É um bebé débil, indefeso, que chora e necessita do leite materno. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e disse: Anuncio-vos uma grande alegria. Hoje nasceu-vos um Salvador. Eles foram apressadamente para o visitar.  Depois de o terem visto, ficaram muito felizes. Por isso, glorificaram e louvavam a Deus. Espalharam também a alegre notícia a toda a gente. E todos estavam maravilhados ao ver a alegria destes pobres pastores.

Marcações: Jesus , Natal, Advento, Virgem Maria, Maria, Graça

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!