Pente...quê?

0
0
1
s2smodern

Pentecostes.
É este o nome da festa que celebràmos este domingo e que é a terceira mais importante do calendário litúrgico, depois da Páscoa e do Natal. É a festa do Espírito Santo. Recordamos o dia em que a terceira pessoa da Santíssima Trindade desce sobre os apóstolos que estavam reunidos no cenáculo “com medo dos judeus” (Act 2, 1).

 Sim, eu sei o que pensas - Lá está a Igreja com palavras difíceis.

No entanto estes nomes têm uma história. Esta festa já era celebrada no Antigo Testamento e era chamada a festa das (sete) Semanas. Era a festa em que os israelitas subiam a Jerusalém para oferecer as primeiras colheitas.

Foi neste contexto que aconteceu o Pentecostes que celebramos sete semanas depois da Páscoa. A cidade de Jerusalém estava cheia de gente vinda de todas as partes para a festa e os discípulos, que apesar de já terem encontrado Jesus, ainda não tinham compreendido o alcance da sua ressurreição, estavam fechados em casa, com medo. É então que desce sobre eles o Espírito Santo e o medo se transforma em coragem e os discípulos abrem as portas e começam a falar a todos de Jesus e da “boa noticia” que Ele trouxe.

Podemos dizer que se a Páscoa é a festa do nascimento sempre novo (passamos da morte para a vida nova), o Pentecostes marca a passagem para a maturidade, para a vida adulta.

Sim, a festa de Pentecostes e o Dom do Espírito Santo que nela se manifesta, pede aos discípulos que assumam a responsabilidade do anúncio do evangelho. Exige-lhes que continuem a missão de Jesus. A festa de Pentecostes impele os discípulos a deixar a casa, a libertar-se e a ensinar o que tinham aprendido.

A festa de Pentecostes marca assim o início da atividade pública da Igreja que tinha nascido na Páscoa de Jesus.

O Espírito Santo é assim o “sopro” que dá vida, sustém, alimenta, liberta...

Para nós, os discípulos de hoje, o Pentecostes é o desafio constante para viver a fé como “adultos”. Viver a fé adulta é sobretudo necessário nestes tempos em que muitos fogem à responsabilidade, escondendo-se atrás do titulo de “cristão não praticante” e que só falam da Igreja para apontar o que “não funciona”.

Liturgicamente, esta festa marca o fim do tempo pascal e o inicio do longo tempo comum. Até nisto a Igreja é mestra. Tal como temos de viver a alegria da Páscoa no tempo comum, sendo fieis até na “quotidianidade” da fé, também o Espírito Santo vem sobre nós para vivermos a fé no dia-a-dia das nossas vidas, como se fosse sempre Páscoa. É o Espírito Santo que nos dá a força para sermos fieis no muito e no pouco (cf Mt 25, 21).

Marcações: Igreja, Valores, Religião, Pentecostes, Espírito Santo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.