Pente...quê?

0
0
1
s2smodern

Pentecostes.
É este o nome da festa que celebràmos este domingo e que é a terceira mais importante do calendário litúrgico, depois da Páscoa e do Natal. É a festa do Espírito Santo. Recordamos o dia em que a terceira pessoa da Santíssima Trindade desce sobre os apóstolos que estavam reunidos no cenáculo “com medo dos judeus” (Act 2, 1).

 Sim, eu sei o que pensas - Lá está a Igreja com palavras difíceis.

No entanto estes nomes têm uma história. Esta festa já era celebrada no Antigo Testamento e era chamada a festa das (sete) Semanas. Era a festa em que os israelitas subiam a Jerusalém para oferecer as primeiras colheitas.

Foi neste contexto que aconteceu o Pentecostes que celebramos sete semanas depois da Páscoa. A cidade de Jerusalém estava cheia de gente vinda de todas as partes para a festa e os discípulos, que apesar de já terem encontrado Jesus, ainda não tinham compreendido o alcance da sua ressurreição, estavam fechados em casa, com medo. É então que desce sobre eles o Espírito Santo e o medo se transforma em coragem e os discípulos abrem as portas e começam a falar a todos de Jesus e da “boa noticia” que Ele trouxe.

Podemos dizer que se a Páscoa é a festa do nascimento sempre novo (passamos da morte para a vida nova), o Pentecostes marca a passagem para a maturidade, para a vida adulta.

Sim, a festa de Pentecostes e o Dom do Espírito Santo que nela se manifesta, pede aos discípulos que assumam a responsabilidade do anúncio do evangelho. Exige-lhes que continuem a missão de Jesus. A festa de Pentecostes impele os discípulos a deixar a casa, a libertar-se e a ensinar o que tinham aprendido.

A festa de Pentecostes marca assim o início da atividade pública da Igreja que tinha nascido na Páscoa de Jesus.

O Espírito Santo é assim o “sopro” que dá vida, sustém, alimenta, liberta...

Para nós, os discípulos de hoje, o Pentecostes é o desafio constante para viver a fé como “adultos”. Viver a fé adulta é sobretudo necessário nestes tempos em que muitos fogem à responsabilidade, escondendo-se atrás do titulo de “cristão não praticante” e que só falam da Igreja para apontar o que “não funciona”.

Liturgicamente, esta festa marca o fim do tempo pascal e o inicio do longo tempo comum. Até nisto a Igreja é mestra. Tal como temos de viver a alegria da Páscoa no tempo comum, sendo fieis até na “quotidianidade” da fé, também o Espírito Santo vem sobre nós para vivermos a fé no dia-a-dia das nossas vidas, como se fosse sempre Páscoa. É o Espírito Santo que nos dá a força para sermos fieis no muito e no pouco (cf Mt 25, 21).

Marcações: Igreja, Valores, Religião, Pentecostes, Espírito Santo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.