
Falemos de religião
Quer se queira, quer não, a religião faz parte da nossa vida. Podemos andar distraídos mas interrogamo-nos acerca de Deus, sobretudo em momentos difíceis.
A nossa religião
Dalai Lama é o líder religioso do budismo do Tibete, um pequeno país ligado à China. Quando em 1959 os chineses ocuparam este território, Dalai Lama teve de encontrar um refúgio. Desde então tem percorrido o mundo a dar conferências acerca da paz e da felicidade. Um dia, no final da sua lição, alguém perguntou-lhe: — Mestre, qual é a melhor religião? Esperava-se que ele respondesse que era o budismo, a sua religião. Mas Dalai Lama respondeu: — A melhor religião é aquela que serve para nos fazer bons, pacíficos, felizes, amigos uns dos outros, construtores de paz.
A nossa escolha
Quando éramos crianças, os nossos pais educaram-nos na religião cristã. Levaram-nos à igreja para sermos baptizados, guardamos a veste branca e a vela dessa festa. Depois, a catequese, a festa da Primeira Comunhão, a missa aos domingos. Quando deixamos o tempo da infância e entramos na adolescência, é normal que comecemos a perguntar: Por que é que tenho de ir à missa? Para que serve ter uma religião? Qual é a melhor de todas as religiões que existem? Tu serás cristão, não porque os pais o são, mas porque decides livremente. É uma escolha íntima, pessoal.
Felizes sereis
A religião preferida do adolescente é aquela que o poderá fazer feliz. Mas não uma felicidade apenas para além desta vida na terra. Quer ser feliz aqui e agora. Ele não está interessado em doutrinas, leis, proibições. Quer uma religião que seja útil e responda ao seu desejo de felicidade, de vida boa, de alegria e paz. O cristianismo dá a garantia de que essa felicidade, no tempo e na eternidade, está no seguimento de Cristo.
O que diz Francisco
O Papa Francisco, ao falar a adolescentes, disse: Não usem mal a vossa liberdade. Não desperdicem a vossa grande dignidade de filhos muito amados de Deus. Se seguirem Cristo e o seu Evangelho, as vossas vidas desabrocharão como uma planta em flor e dará frutos bons e abundantes. Encontrareis a alegria autêntica, porque Cristo quer que sejamos homens e mulheres felizes e realizados.
Os ídolos da música ou das telenovelas duram como a flor que hoje floresce e amanhã murcha para depois secar. Só Cristo permanece sempre jovem.
Marcações: JOvens, Valores, Religião, Adolescentes, Papa Francisco, Cristianismo