Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

M&M – Truques para organizar e memorizar a matéria

0
0
0
s2sdefault

Acho que foi no 5º ano. Em véspera de testes, uma das professoras contou que, na nossa idade, quando precisava de decorar matéria, o fazia através da música. Achei piada à dica e pu-la logo em prática. O teste de português exigia que decorássemos as preposições.

A lista ultrapassava os 20 itens e por mais que me esforçasse não havia modo de as saber… Então, procurei uma melodia em que elas encaixassem. Não sei porquê, mas surgiu-me a canção “Para ti Maria” dos Xutos e Pontapés e…comecei a trautear a melodia substituindo a letra por “a”, “ ante”, “ após”,  “até”,  “com”, “contra”, “de”, “desde”, “em”… E aquilo soou bem! De tal forma que ainda hoje as sei de cor. E olha que já lá vão mais de 20 anos!

Partilho contigo esta memória, porque, provavelmente, estás em fase de estudo para exames. E, devido à pressão, à ansiedade…. talvez estejas a ter dificuldades em memorizar elementos importantes. Quem sabe se esta técnica não resulta contigo? A música pode desempenhar no cérebro o papel de janela de oxigênio perante situações em que se sente fechado e ansioso.  Experimenta. Seleciona algo que tenhas de reter e procura inseri-lo numa melodia de que gostes e que tê gosto cantar. Com uma batida que tenha um impacto positivo em ti.

Podes associar as tuas composições académicas a outro auxiliar de memória: as mnemónicas. Como sabes, as mnemónicas são um “truque” que consiste em classificar e associar a informação de forma significativa para o indivíduo.

Um exemplo? Aqui vai. A lista dos planetas que compõem o sistema solar: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Para decorar esta lista, ordenaram-se as iniciais de cada palavra numa frase com sentido (pelo menos, para quem a escreveu):

Minha Vizinha Trouxe-Me o Jantar: Sopa, Uvas & Nozes

Outro exemplo é o título que dei a este artigo. M&M. Quando viste estas duas iniciais lembraste-te logo do chocolate, certo? É uma forma infalível de recordares a resposta à pergunta: Quais são as duas técnicas de estudo que te podem ajudar a ter mais sucesso nos exames? Música e Mnemónicas.

Estas dicas são, sobretudo, simples e procuram descomplicar. Mas a verdade é que podem não resultar contigo. E se assim for, não stresses. Nem todos reagem da mesma forma aos mesmos estímulos. Por isso, é importante que procures descobrir o que é que, em ti, melhora a concentração. É ouvir música clássica? É ler a matéria em voz alta? É escrever os resumos em papel? É escutares a matéria enquanto praticas desporto?

E para terminar, vou citar outra professora que tive no 9º ano. Não me recordo do seu nome, e esteve apenas 3 meses a substituir o professor titular da disciplina. Mas nunca mais me esqueci desta recomendação que ela repetia em todas as ualas: Não interessa estudar muito. O que interessa é estudar bem!

Boa sorte!

Marcações: Exames, Estudar, Testes

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.