M&M – Truques para organizar e memorizar a matéria

0
0
1
s2smodern

Acho que foi no 5º ano. Em véspera de testes, uma das professoras contou que, na nossa idade, quando precisava de decorar matéria, o fazia através da música. Achei piada à dica e pu-la logo em prática. O teste de português exigia que decorássemos as preposições.

A lista ultrapassava os 20 itens e por mais que me esforçasse não havia modo de as saber… Então, procurei uma melodia em que elas encaixassem. Não sei porquê, mas surgiu-me a canção “Para ti Maria” dos Xutos e Pontapés e…comecei a trautear a melodia substituindo a letra por “a”, “ ante”, “ após”,  “até”,  “com”, “contra”, “de”, “desde”, “em”… E aquilo soou bem! De tal forma que ainda hoje as sei de cor. E olha que já lá vão mais de 20 anos!

Partilho contigo esta memória, porque, provavelmente, estás em fase de estudo para exames. E, devido à pressão, à ansiedade…. talvez estejas a ter dificuldades em memorizar elementos importantes. Quem sabe se esta técnica não resulta contigo? A música pode desempenhar no cérebro o papel de janela de oxigênio perante situações em que se sente fechado e ansioso.  Experimenta. Seleciona algo que tenhas de reter e procura inseri-lo numa melodia de que gostes e que tê gosto cantar. Com uma batida que tenha um impacto positivo em ti.

Podes associar as tuas composições académicas a outro auxiliar de memória: as mnemónicas. Como sabes, as mnemónicas são um “truque” que consiste em classificar e associar a informação de forma significativa para o indivíduo.

Um exemplo? Aqui vai. A lista dos planetas que compõem o sistema solar: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Para decorar esta lista, ordenaram-se as iniciais de cada palavra numa frase com sentido (pelo menos, para quem a escreveu):

Minha Vizinha Trouxe-Me o Jantar: Sopa, Uvas & Nozes

Outro exemplo é o título que dei a este artigo. M&M. Quando viste estas duas iniciais lembraste-te logo do chocolate, certo? É uma forma infalível de recordares a resposta à pergunta: Quais são as duas técnicas de estudo que te podem ajudar a ter mais sucesso nos exames? Música e Mnemónicas.

Estas dicas são, sobretudo, simples e procuram descomplicar. Mas a verdade é que podem não resultar contigo. E se assim for, não stresses. Nem todos reagem da mesma forma aos mesmos estímulos. Por isso, é importante que procures descobrir o que é que, em ti, melhora a concentração. É ouvir música clássica? É ler a matéria em voz alta? É escrever os resumos em papel? É escutares a matéria enquanto praticas desporto?

E para terminar, vou citar outra professora que tive no 9º ano. Não me recordo do seu nome, e esteve apenas 3 meses a substituir o professor titular da disciplina. Mas nunca mais me esqueci desta recomendação que ela repetia em todas as ualas: Não interessa estudar muito. O que interessa é estudar bem!

Boa sorte!

Marcações: Exames, Estudar, Testes

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.