Ansiedade antes dos exames - como gerir?

0
0
1
s2smodern

Ai… os exames! A altura dos exames está a chegar e para muitos é simplesmente um pesadelo! Durante os exames, é normal sentir alguma ansiedade (afinal trata-se de uma avaliação) e sentir o coração acelerado e receio de esquecer partes da matéria. Porém, algumas pessoas sentem tanta ansiedade que isso interfere com a concentração para concluir o exame.

 

O que acontece com o nosso corpo é que quando antecipamos uma situação como stressante ou ameaçadora (quando começamos a pensar Isto vai ser difícil, Vai sair o que não estudei, Não vou passar), o corpo reage nesse sentido: ou seja, começa a preparar-se para o perigo, ainda que imaginário, através da libertação da hormona de adrenalina! Assim o coração bate mais rápido, a respiração acelera e transpiramos e quando percebemos que estamos fisicamente alterados normalmente o diálogo interno (a nível dos pensamentos) também não ajuda (“Não vou conseguir”, “Não sei nada”, “Vai ser um desastre”). E enquanto estamos ocupados com as nossas sensações e pensamentos o tempo vai passando e a angústia, por não estar a fazer o exame da melhor maneira, aumenta!

E o que podemos fazer para combater esta ansiedade que às vezes nos paralisa e não deixa pensar?

1. Antes de mais, temos de fazer a nossa parte, isto é estudar! Os milagres não acontecem nos exames!

- Deves planear e criar rotinas de estudo, dividindo a matéria total pelos dias anteriores ao exame e após blocos de 45 minutos de estudo parar 15.

- O local de estudo deve ser livre de estímulos (televisão, computador, tablet, consolas de jogos, telemóvel e outros) que  possam distrair, usando o intervalo de 15 minutos e apenas isso para estas coisas.

- Se tens dificuldade com uma matéria pede ajuda a quem sabe, ao professor ou a um colega que nos explique. Uma possibilidade poderá ser criar um grupo de estudo (não de conversa) com os colegas.

2. O passo seguinte é treinar e controlar o nosso diálogo interno antes e durante o exame.

Se estás a fazer a tua parte e estudaste, tens que te valorizar e confiar que vais conseguir fazer o melhor! Assim, ao ouvir a  voz interior que desestabiliza, contraria: Eu estudei, Eu consigo responder ao exame.

Às vezes coisas tão simples como contar 10 respirações (ao inspirar contar até 5 e ao expirar outra vez até 5) ajudam a quebrar o ciclo de ansiedade que o corpo desenvolve para responder ao perigo. Mas isto funciona com o treino (há que fazer antes)!

3. Contudo o mais importante é cuidares de ti durante a época de exames.

É importante fazer uma alimentação saudável (demasiado açúcar ou comida muito pesada levam ao uma maior estimulação do corpo, diminuindo a capacidade de concentração no estudo); praticar desporto (nem que seja uma caminhada), para que o cérebro relaxe um pouco e o corpo lide de um modo positivo com a adrenalina; dormir – ter um sono reparador é fundamental (a estratégia de não dormir na noite dos exames para estudar não é muito eficaz porque nos cansamos mais e precisamos de maior esforço para nos mantermos concentrados); e recompensares-te: sempre que terminas um capítulo ou dia de estudo ou um exame faz uma coisa que gostas e aprecia esse momento (sem pressões e sem medos, estás a fazer a tua parte e mereces um bom momento).

E por fim há que relativizar, pergunta-te Daqui por 5 anos este exame vai ser importante na minha vida? Além disso, não temos de ser todos excelentes em tudo!

Votos de bom estudo! 

Marcações: Ansiedade, Stress, Exames, Estudar

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias