
Como lidar com "bullies"?
Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.
O objetivo desse "valentão" é que tu reajas. Querem deixar-te triste e assustado. Se mostrares que não te sentes asssim, eles vão acabar por perder o interesse.
Mantém-te positivo
Pode ser difícil ser positivo quando tens alguém todos os dias a deitar-te abaixo. No entanto, tenta pensar em todas as coisas que fazes bem e lembra-te de que tens valor e não mereces ser tratado assim.
Imagina-o assim ...
Imagina o valentão de pé, com o corpo esticado - quase como se estivessem diante de um espelho distorcido, como aqueles que vês nas feiras populares. Tenta imaginar a voz dele distorcida. Quem é que se ri agora?
Confia em ti
Os agressores geralmente escolhem as pessoas que sentem como seres mais fracos. Podes estar assustado, mas imagina que tens um escudo blindado e que nada do que te possam dizer ou fazer poderá deitar-te abaixo.
Pede juda
Pode parecer assustador contar a alguém, mas contar não só ajuda, como também faz com que sintas menos medo. Fala com um adulto de confiança imediatamente. E se não puderes procurar essa ajuda nos teus pais, procura um professor da tua escola ou então o psicólogo.
Se já contaste a um adulto e ele não fez nada a respeito, conta a outra pessoa. Diz-lhes exatamente o que aconteceu, há quanto tempo está a acontecer e como isto tudo te faz sentir. O dever deles é ajudar-te a manter-te mais seguro, por isso confia neles.
Marcações: Adolescentes, Violência, Adolescência, Bullying