
5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher
Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.
Tudo começou em 1909
No dia 28 de fevereiro de 1909, o agora dissoluto Partido Socialista da América organizou o primeiro dia internacional da mulher, celebrado no último domingo do mês de fevereiro. Em 1910, Clara Zetkin a líder alemã do gabinete do partido social democrata propôs a ideia de de um dia global da mulher, de forma a que toda as mulheres pudessem celebrar ao mesmo tempo o mesmo dia. No dia 19 de março de 1911, celebrou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher; mais de um milhão de pessoas celebraram este dia na Alemanha, Suíça, Áustria e Dinamarca.
A celebração deste dia levou mulheres a votar na Rússia
Em 1917, as mulheres na Russia honraram este dia ao inicial uma greve de "pão e paz", como uma forma de protesto contra a I Guerra Mundial e as desigualdades sociais na altura. O Czar Nicolau II, não gostou nada desta balbúrdia e instruiu o general Khabalov de atirar contra qualquer mulher que se recusasse a sair. No entanto, as mulheres não se deixaram intimidar e continuaram a manifestar-se, o que levou à renuncia de poder por parte do Czar. O governo provisório declarou que as mulheres tinham o direito de voto.
O Dia Internacional da Mulher começou a ser celebrado no dia 8 de março
Em 1975, a ONU celebra o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março. Desde então, as Nações Unidas tornou-se o principal representante deste dia e encoraja todo o mundo a abraçar este dia como uma forma de celebrar o papel da mulher nas suas comunidades e países.
O Dia da Mulher é feriado em alguns países
O Dia Internacional da Mulher é um dia de comemoração em todo o mundo e um feriado oficial em alguns países. Afeganistão, Cuba, Vietname, Uganda, Mongólia, Geórgia, Laos, Camboja, Arménia, Bielorrússia, Montenegro, Rússia e Ucrânia são apenas alguns dos lugares onde o dia 8 de março é reconhecido como feriado oficial.
Dia da Mãe e dia da Mulher
Da mesma maneira que o Dia das Mães funciona como uma espécie de dia de valorização das mulheres, os dois feriados são combinados em alguns países, como a Sérvia, Albânia, Macedónia e Uzbequistão. Neste dia, as crianças dão às suas mães e avós pequenos presentes.
Marcações: Valores, Dia da Mulher, Mulheres