
Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé
Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.
Mais assustador ainda é saber que mais de quatro mil milhões de pessoas vivem em países onde a liberdade religiosa não está totalmente garantida. Não respeitar a liberdade religiosa significa maltratar uma liberdade muito mais ampla: através da liberdade religiosa chegamos também à exaltação da liberdade como as de consciência, do pensamento. O artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos do Homem sublinha que estas três liberdades andam de mãos dadas e devem ser sempre protegidas.
Não se pode ignorar que a comunidade cristã é a comunidade de fé mais perseguida hoje no mundo. Pelo menos 300 milhões de cristãos vivem em países onde a liberdade de fé é, infelizmente, espezinhada; falamos de um cristão em cada sete no mundo.
Uma atenção renovada também àqueles que sofrem perseguição por causa de ideologias. Um exemplo é a região do Médio Oriente, onde o chamado Estado Islâmico, apesar da sua derrota militar, não morreu e continua a espalhar a sua retórica cheia de ódio ...
Ao incentivarmos que penses neste assunto, queremos desafiar-te a dizeres às pessoas e aos perseguidores que a partir de agora, podemos escrever um novo capítulo na história da Humanidade. Alinhas?
Marcações: Valores, Religião, Liberdade, Perseguidores