
Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?
Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.
Os últimos dados mostram que o universo global de deslocados integrava 25,4 milhões de refugiados, 40 milhões de populações deslocadas internamente e 3,1 milhões de requerentes de asilo. Em 2013 o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) já havia anunciado que o número de refugiados e de deslocações forçadas atingia níveis nunca alcançados desde o período da 2ª Guerra Mundial.
O principal destino destes migrantes é a Europa, sendo a Alemanha o país com o maior número de pedidos de asilo.
O que posso eu fazer?
Em Portugal, há um projeto de acolhimento a famílias refugiadas chamado Plataforma de Apoio a Refugiados. Para além dos projetos de acolhimento, a plataforma disponibiliza também informação sobre o que se passa verdadeiramente nos países com os maiores movimentos migatórios.
Assumires o passo de queres saber desta situação, procurar informação de fontes credíveis é um grande passo para ajudar estas pessoas.
Marcações: Valores, Mundo, Refugiados