
O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?
Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão.
"Quero integrar-me"
Ninguém gosta de estar de fora. E por isso, consumir drogas pode ser uma maneira de fazer parte de um grupo. Pode ser uma maneira de resolver algumas inseguranças. Não se dão conta que as drogas os podem isolar dos seus amigos verdadeiros. Ou talvez não vejam as pessoas à sua volta que não usam drogas.
"Quero relaxar"
“Estou muito stressado. Preciso de acalmar a cabeça”, ou “As drogas acalmam-me”... O que estão realmente a dizer é “Beber ou consumir drogas é mais fácil do que lidar com os meus problemas ou pedir ajuda”. Os problemas ainda lá estarão, depois de passar o efeito do produto. Somados aos custos do consumo.
"Estou aborrecido"
Muita gente tenta as drogas para conseguir alguma animação: já não têm nada interessante para fazer, não têm paciência para ver pela 10ª vez o último DVD que compraram nem lhes apetece ir à praia... Mas as pessoas que tomam este tipo de decisão acabam por descobrir que as drogas são um desperdício doloroso. As drogas não mudam a situação. Aliás, só a tornam pior.
"Mas no filme pareceu altamente"
Embora haja cada vez mais campanhas contra as drogas e haja cada vez mais artistas a propor uma vida de qualidade, a verdade é que os media continuam a apresentar as drogas de forma muito sedutora. Da mesma forma como propõem modelos muito magros, mesmo sabendo que a anorexia é perigosa.
Mas se fores esperto, percebes que o mundo do espectáculo não é o mundo real. E basear as tuas escolhas de vida nessas mensagens é muito superficial.
"Pareço mais maduro"
Grande tolice! Pensa um bocado: Porque é que um adulto, alguém que pensa pela sua própria cabeça, precisaria de usar drogas? Provavelmente por muitas das razões que tu usas. A verdade é que as pessoas mais maduras que há por aí não usam drogas. Estão ocupadas a viver bem as suas vidas e não querem perder tempo com drogas que só as prejudicam.
"Quero revoltar-me"
Há gente que se vira para as drogas não tanto por causas internas mas para protestar. Contra a família, contra a escola,contra a sociedade... De algum modo, consumir drogas marca uma posição. O problema é que o consumo de drogas diminui a sua capacidade de ser independente ao torná-las dependentes. Há formas muito mais enérgicas de protestar contra o que está mal e muito mais eficientes para mudar as coisas.
"Só quero experimentar"
É da natureza humana o desejo de experimentar o desconhecido. Experimentar ajuda-nos a saber se uma coisa nos serve ou não. Mas também é óbvio que devemos evitar o que é notoriamente negativo para nós. Não é muito razoável saltar do 5º andar, só para ver se é perigoso. Se te move o desejo de experimentar coisas novas, há muitas possibilidades muito mais estimulantes que as drogas: desporto, música, rapar o cabelo, ver mau cinema, comer comida picante...
Marcações: Amigos, Vícios , Toxicodependentes