
Nos passos de Jesus: Este país é para velhos?
Nesta caminhda quaresmal, propomos-te que penses em determinados assuntos que estão na ordem do dia. Hoje gostávamos de te propôr que olhasses, com os olhos de Jesus, para estes temas.
Os últimos dados de 2018 revelam que cerca de 20% da população portuguesa é idosa; em 2080 este número será quase de 40%.
Um estudo recente do Instituto Nacional de Estatística (INE) diznos que quase metade da população portuguesa terá mais de 65 anos dentro dos próximos 60. Num momento em que Portugal foi classificado pela Organização Mundial de Saúde como estando no bottom-down na Europa no que toca ao tratamento aos seus idosos, estas notícias são alarmantes.
Foi ainda publicado um comunicado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), o “Censos Sénior 2017”, que dá conta de mais de 45 mil idosos sinalizados no ano passado por viverem sozinhos ou isolados, e dados de 2016 revelam que cerca de 40% da população portuguesa com mais de 65 anos se encontra sozinha durante 8 horas ou mais por dia. Ou seja, quase um milhão de idosos está em situação de solidão ou isolamento, que afeta mais homens que mulheres e está, em parte, associado ao nível de escolaridade.
Este retrato é bastante assustador, não concordas?
O que posso eu fazer?
Há várias soluções para promover o retorno da população com mais de 65 anos à vida ativa, algumas delas passam por fomentar e incentivar o acesso a informação e educação como, por exemplo, as universidades seniores – como já existem mais de 250 instituições em Portugal. No entanto, há outras iniciativas, como o exercício físico, ou até impulsionar a participação em projetos que são mais associados às camadas jovens
Já são várias as iniciativas que existem em várias partes do país. Será que te podes juntar a alguma delas? Se não é bem a tua área de interesse, como podes fazer a diferença?
Marcações: Jesus , Envelhecimento Ativo, Idosos, Quaresma, Velhos