
Santa Teresa dos Andes: a Alegria está em todo o lado!
Juanita Fernández Solar nasceu a 13 de Julho de 1900 em Santiago do Chile. Educada desde cedo a ajudar os outros, era conhecida pelo seu sorriso contagiante.
De família abastada, tratou com inusual afeto os empregados do lar e pelas necessidades dos pobres que viviam nas suas terras. O seu pai demonstrou pouca capacidade para administrar os seus bens e perdeu grande parte do seu património. No meio das dificuldades familiares, a alegria de Juanita mantia a família unida.
Juanita era também uma jovem desportista e amante da natureza. Dava catequese e aulas a crianças de famílias desfavorecidas e colaborava nas missões.
Com 15 anos, declarou que Cristo a tinha cativado.Quando a sua mãe soube da sua vocação, tentou dissuadi-la mas Joana reagia com doçura e equilíbrio. A 11 de janeiro de 1919, conheceu a comunidade de carmelitas e desapareceram as dúvidas, seduzida pela simplicidade, familiaridade de trato e espontaneidade das irmãs.
Entrou a 7 de maio de 1919, mudando o seu nome pelo de Teresa de Jesus. Procurava sempre escrever cartas à família e amigos, ficando os escritos de Joana como um legado para conhecer o seu testemunho.
Na semana santa de 1920, adoeceu gravemente. Fez a sua profissão religiosa no leito, com alegria e emoção e faleceu a 12 de abril.
O santuário onde repousam os seus restos mortais é um lugar de peregrinação onde muitas pessoas se reencontram com Deus e com a fé.
Marcações: JOvens, Igreja, Valores, Testemunho