Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

As saídas de casa

0
0
0
s2sdefault

Com o Verão, os dias grandes fazem aumentam também a vontade de sair de casa. As saídas com os pais são dos principais motivos de conflitos com os pais. Por isso, dedicamos este especial ao assunto. Há meios de conseguir a autorização. Basta saber dialogar com eles no momento certo.

 O início da adolescência é também o início de um tempo novo em que se prefere estar mais com os amigos do que em família. Acontece até que algum pai, surpreendido com esta mudança, exclame: «Costumava ir ao futebol comigo, mas agora prefere ir com os amigos!». Ou então alguma mãe, também surpreendida, diga: «Ela agora até quer ir passar a noite em casa de uma amiga!» Os pais, se pensarem no seu passado, verão que, quando tinham a idade deles, aconteceu a mesma mudança: a passagem da infância, onde se vivia no ninho familiar, para a idade adulta, onde se aprende a voar sozinho.

É para teu bem

Os pais estão sempre ansiosos. Imaginam sempre o pior: encontros com gente pouco recomendável, abusos de álcool, violência… Eles amam os seus filhos e não querem que corram qualquer perigo. Esta atitude rígida é uma prova de amor.

Mas os filhos não querem viver dentro de uma redoma! Já não são crianças e querem naturalmente sair do “ninho familiar” e ter liberdade para sair com os amigos e amigas. Embora necessitando dos pais, sentem que chegou a hora de serem diferentes. O adolescente pode conseguir a autorização necessária sem se zangar com os pais nem entrar em conflito. Isso apenas serviria para tirar o sono a uns e a outros, e tornaria o ambiente familiar muito poluído com essas palavras que se usam em discussões inúteis.

Boa estratégia

É importante cada qual conhecer qual a melhor estratégia a seguir no seu caso concreto. De todos os modos, aqui vão algumas sugestões já experimentadas por muitos.

1. Antecedência

Pedir autorização aos pais com antecedência, sobretudo nas primeiras saídas.
Os pais nunca devem ser apanhados de surpresa, porque eles deste modo podem recusar. Diz-lhes, por exemplo, uma semana antes, que foste convidado para uma festa. Deste modo, não precisas de passar os dias com ansiedade, na incerteza de não saber o que irá acontecer.

2. Informação

Ao falares com os teus pais, durante um momento em que eles estejam descontraídos, dá-lhes os detalhes acerca da festa com os amigos: onde se realiza, em casa de quem, quem estará presente.
Eles gostam de saber que estás em boas companhias.
Fala-lhes dos horários e combina com eles a hora da chegada, que deverás
respeitar.

3. Progressivamente

As saídas de casa vão acontecendo progressivamente.
Começarás por ir a festas de aniversário dos teus maiores amigos ou amigas. Sairás com eles ao sábado à tarde para fazer talvez umas compras na cidade, chegando a casa à hora do jantar.
Assim os pais habituam-se a ver-vos sair e regressar. E sempre em contacto com eles através do telemóvel.

4. Serenidade

No caso de se recusarem a deixar-te sair, não reajas intempestivamente. Sem levantares a voz, terás de lhes dizer que já não és uma criança, mas que continuas a amá-los e a necessitar do seu carinho.
Mas chegou o momento de saíres da zona de conforto familiar para te relacionares com os amigos e amigas. Pertencer a um grupo é importante para o teu crescimento.

Marcações: Férias, Tempo Livre, Sair de Casa

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.