Boyan Slat: o jovem que quer limpar os oceanos

0
0
0
s2sdefault

Neste tempo em que nos preparamos para o Natal, queremos que conheças algumas pessoas que podem "influenciar" a tua vida. Já conheces o jovem Boyan Slat?

Boyan é um jovem holandês que, com apenas 25 anos já é presidente da fundação The Ocean Cleanup. Como o próprio nome indica, Boyan desde os 13 anos que se preocupa com a limpeza dos oceanos. Estudante de engenharia aeroespacial, Boyan desenvolveu um mecanismo de limpeza sem interferência de máquinas pesadas. "Os oceanos podem limpar-se a si próprios", explica nesta Ted Talk: 

De uma forma auto-sustentável (mas também lucrativa), esta solução de Boyan mostra como é possível salvar milhares de espécies marinhas, as águas e a nossa própria vida. 

Mas como surgiu esta ideia?

Enquanto mergulhava no mar grego, Boyan reparou que circulavam mais sacos plásticos do que peixes. Com a ideia na cabeça, começou uma campanha de corwdfunding, com a qual conseguiu cerca de 2 milhões de dólares para desenvolver o seu projeto. 

E se já existiam pessoas que acreditaram e investiram no seu projeto, esta conferência na Ted Talks tornou-se viral. A fundação de Boyan começou a crescer com voluntários de todo o mundo a quererem testar a sua invenção. 

No vídeo, consegues ver que Boyan termina com uma mensagem simples: “Se criámos este problema, não me digam que não o conseguimos solucionar juntos”. 

O método que Boyan quer desenvolver, passa pela utilização de um “sistema passivo e assente numa estrutura flutuante” que permitirá, nos próximos 10 anos, a recolha de plásticos. Sem danificar as espécies, só com a ajuda das correntes marítimas e gastando menos dinheiro.

Para além da sua ideia de negócio, Boyan usa todas as platformas para chamar à atenção para o uso de plástico no nosso planeta. Alerta todos os seus seguidores a agir de forma mais consciente no respeito por esta "grande casa que habitamos". 

Marcações: JOvens, Valores, Ambiente, Mundo, Mar, Plástico, Planeta Terra

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias