Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Quem são os ditadores?

0
0
0
s2sdefault

Atualmente, há muitos ditadores a governar países, privando os cidadãos de toda a liberdade. As notícias encarregam-se de nos recordar esta triste realidade.

1. O que é um ditador?

Na China, não se pode navegar livremente na internet. No Irão, os jornalistas não podem escrever o que querem. Na Coreia do Norte, os cristãos não podem praticar a sua religião.
Estes países são ditaduras: um chefe ou um pequeno grupo de chefes possui todo o poder.
As ditaduras são o oposto das democracias, em que o povo escolhe os seus dirigentes através do voto.

2. Desde quando é que há ditadores?

Na Roma antiga, então democrática, o ditador era a pessoa em que o povo confiava todos os poderes em situação de crise. Mas Júlio César abusou e foi um dos primeiros ditadores, no sentido com que hoje se entende.
Depois da Segunda Guerra Mundial, existiram ditadores como Adolfo Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália, Estaline na Rússia. Actualmente há dezenas de países com ditaduras.

3. Como é que um país se torna numa ditadura?

Adolfo Hitler chegou ao poder, quando a Alemanha tinha graves problemas económicos. Na China, Mao Zedong impôs-se, quando o seu país estava invadido pelo Japão.
É geralmente durante os períodos difíceis que os ditadores se instalam. Nessas situações, os habitantes têm tendência a não acreditar em ninguém. Estão desesperados e aceitam quem aparecer como salvador.

4. Como é que os ditadores permanecem no poder?

Na ditadura, o povo tem medo porque os ditadores vigiam toda a gente, prontos a prender ou a matar os seus opositores, ou a enviar o exército para esmagar qualquer revolta. Foi, por exemplo o que aconteceu em 1989, na praça de Tiananmen de Pequim.
Além disso, os ditadores manipulam o povo através dos meios de comunicação social, que são controlados pelo Estado.

5. Como é que as ditaduras acabam?

Por vezes, acontece que os povos conseguem libertar-se dos seus tiranos. Na primavera de 2011, os Tunisinos e os Egípcios expulsaram os seus ditadores, manifestando-se nas ruas e arriscando a sua vida.
Por vezes, há a intervenção de países estrangeiros, como aconteceu em 2003 no Iraque. Os Estados Unidos conseguiram derrubar Saddam Hussein.

6. Portugal pode tornar-se uma ditadura?

Não existe este perigo, pois a democracia está sólida. Além disso, pertencemos à União Europeia, na qual não há lugar para países que não respeitem os direitos dos cidadãos.
Contudo, esta nossa democracia não está garantida para sempre. Por isso, cada cidadão deve ser responsável, informando-se dos problemas do país e exercendo sempre o direito ao voto.

Marcações: Valores, Política, democracia, Liberdade, Pais, Ditadores

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.