Histórias para Crescer: A Rosa e a Aranha

0
0
0
s2sdefault

Uma Rosa gloriava-se da sua própria beleza, que atraía a si todos os insetos das redondezas. Mas sentia-se grandemente ofendida, pois não era isso que ela queria. Desejava apenas ser tocada por alguma borboleta gentil ou por alguma abelha doirada. 

 

Por isso, um dia chamou uma habilidosa aranha e pediu-lhe para tecer à sua volta uma rede, de maneira que todos os insetos menores, ao aproximarem-se, fossem castigados pela sua temeridade. A aranha não se fez rogada, tal era o seu interesse em apanhar muitos insetos e porque aquele era um bom lugar. 

Pôs-se logo em ação e em pouco tempo teceu uma teia finíssima, com grande satisfação da orgulhosa e bonita Rosa. Ela deliciava-se a ver os pequenos insetos a cair na rede e a morrer, saboreando o prazer da vingança e ansiando por se ver tocada apenas pelas lindas borboletas e abelhas doiradas. 

Tocada e beijada. 

Mas ela enganou-se, porque esses pequenos insetos transformados em esqueletos e presos nas teias, metiam medo aos outros insetos que, ao vê-los, se afastavam para longe. Deste modo, a Rosa não soube o que era a carícia idealizada e passou na solidão a sua breve e radiosa estação. 

F. Fontani

Podemos olhar para esta história de diferentes ângulos. Olhemos para a Rosa ... Tantos requisitos, tantas expectativas sobre as pessoas com quem se queria cruzar e como é que ela acabou? Sozinha. 

Não precisamos de ser tão fatalistas, mas não conhecemos algumas pessoas assim? Que criam tantos mecanismos de defesa, de seleção de amigos, que terminam por não conseguir nada. Só falam connosco se usarmos determinada roupa de marca, se fizermos isto, se fizermos aquilo ... 

Não somos nem mais nem menos do que aquilo que vestimos ou temos. Somos sim um conjunto de circunstâncias, de histórias, de gostos, que valem a pena ser conhecidos e partilhados. Partilhados com todos aqueles que queiram estar connosco e que nos aceitem por sermos assim.

Baixa as tuas expectativas e os tus requisitos no que toca a quem se deve cruzar no teu caminho! Olha que vais ter muitas surpresas. 

Marcações: Valores, Crescer, Histórias

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.