Histórias para Crescer: Uma chávena de chá

0
0
1
s2smodern

Um mestre de sabedoria japonesa, conhecido pela sua sábia doutrina, recebeu a visita de um professor universitário, que ia para o interrogar sobre o seu pensamento.

O sábio serviu o chá. Encheu a chávena do seu hóspede e depois continuou a derramar o líquido, com uma expressão serena e sorridente. 

O professor ficou a olhar para o chá a ser derramado, tão admirado que não tinha coragem de pedir uma explicação para tal distração, tão contrária às normas das boas maneiras. Mas, a um certo momento, não pode conter-se e disse:

- Está cheia! A chávena já não leva mais!

O sábio, imperturbável, disse então:

- Como esta chávena, também tu estás cheio da tua cultura, das tuas opiniões e conjeturas eruditas e complicadas. Como poderei então eu falar-te da minha doutrina, que apenas as pessoas simples e abertas compreendem, se antes não esvazias a tua chávena?

Fábula japonesa

Quantas vezes achamos que temos a razão? Que só as opiniões é que são válidas? 

A verdade é que a humildade é um valor muito pouco praticado na nossa sociedade. Não há muita abertura para escutar, para ouvir o outro, para deixarmo-nos tomar consciência do que existe para lá da nossa vida. 

Nesta semana em que te preparas para voltar à escola, dá espaço no teu coração para absorver novas experiências, histórias e momentos. Conversa com os teus amigos, com os teus professores. Põe-te à escuta, de ouvidos, olhos e coração!

Marcações: JOvens, Escola, Valores, História

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias