
Nova moeda do Reino Unido homenageia Stephen Hawking
A empresa Royal Mint, responsável por fabricar as moedas do Reino Unido fez uma versão para homenagear o físico Stephen Hawking. A moeda de 50 centavos estampa a figura de um buraco negro com a fórmula S=kc³A/4hG e o apelido do físico.
À hora que publicamos este artigo, as moedas estão esgotadas online.
A fórmula de Bekenstein-Hawking estampada no objeto é uma honra partilhada com o físico teórico Jacob Bekenstein que, de acordo com o portal Science Alert, “foi um avanço significativo nos esforços para tornar as estranhas propriedades dos buracos negros ajustadas às leis existentes sobre energia”.
A fórmula descreve a entropia de um buraco negro, levando em consideração que a desordem das partículas pode ser entendida como o número de diferentes configurações microscópicas que poderiam somar-se às qualidades macroscópicas observadas, ou como a energia de um sistema se dispersa a uma determinada temperatura.
A responsável por desenvolver o desenho do buraco negro, que na verdade não passa de uma imagem 2D, foi Edwina Ellis, que em entrevista à BBC, relatou que a intenção dela era a de encaixar um grande buraco negro na minúscula moeda e gostaria que Hawking estivesse com ela a rir-se do seu pensamento. O nome do físico está representado sobre um campo de linhas circulares concêntricas, como se fosse um buraco mesmo, fazendo com que o centro recue e dê a sensação de infinito.
A equação ajudou Stephen Hawking numa das suas mais célebres descobertas, usando o fundamento de que mesmo os buracos negros aspirando grande quantidade de matéria, eles também irradiam lentamente pequenas partículas de volta ao espaço, fenómeno conhecido como radiação de Hawking. E para quem se interessou e deseja estudar mais sobre buracos negros, os estudos de Stephen Hawking foram publicados no livro Uma Breve História do Tempo.
Lucy Hawking, filha do físico, chegou a visitar o Royal Mint para ver as novas versões da moeda e afirmou que é um grande privilégio ser destaque numa moeda, declarou à BBC. A Casa da Moeda afirma que o lançamento da moeda é apenas para uso comemorativo, mas há rumores de que Hawking é um excelente candidato a aparecer na nova nota de 50 libras do Banco de Inglaterra.
Marcações: Ciência, Reino Unido, Cientistas