Quem é mesmo o melhor professor do mundo?

0
0
0
s2sdefault

Provavelmente deves ter pensado "os meus, claro!". Mas hoje contamos-te a história do vencedor do concurso Global Teacher Prize: Peter Tabichi é um homem que leva todas estas histórias um nível acima.

Não é preciso muito para que os motivos de tantos elogios fiquem claros. Para começar, este padre franciscano é um professor de ciência para alunos da Escola Secundária Keriko. Localizada na vila de Pwani no Vale do Rift no Quénia, estamos a falar de uma das regiões mais pobres de um país que se encontro no fundo da tabela dos países mais desenvolvdos economicamente. 

Isto é só um pedacinho dos problemas enfrentados naquela escola. O colégio inteiro tem um único computador – com péssima ligação à internet –, enquanto os professores tem 58 alunos ao seu encargo. A vida dos estudantes, por sua vez, é tão difícil quanto possível: além do trajeto de 7km entre a casa e a escola (que se torna impossível de fazer nas estações de chuva), um em cada três jovens já perderam um dos seus pais; muitos deles, inclusive, não têm o que comer.

O que é que o professor Tabichi faz diante de uma situação como esta? Doa 80% dos seus ganhos para ajudar alunos e tentar melhorar as instalações da escola. Além disso, passou a dedicar o seu tempo livre para dar aulas particulares aos estudantes com maiores problemas, e vai até cybercafés para fazer download de conteúdos para mostrar nas aulas.

Tabichi ajudou ainda a cultivar o interesse dos seus alunos na matemática e ciência. Como resultado, a sua equipa de estudantes não conseguiu apenas qualificar-se para eventos como a International Science and Engineering Fair, nos EUA, como levou um prémio da Royal Society of Chemistry.

Graças a tudo isto, Tabichi acabou por ser escolhido entre os dez finalistas deste prémio. Mas é provável que, para ele, isto seja apenas uma parte das suas vitórias – afinal, para alguém que prefere usar os seus ganhos para ajudar os outros, saber que as suas ações resultaram numa queda de 90% no número de faltas, o dobro de matrículas de alunos nos últimos três anos e até mesmo mais conquistas para as suas alunas, que agora estão à frente dos rapazes nos testes anuais, é a verdadeira recompensa.

Marcações: Quénia, Escola, padre, África, Professor, Material

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Gustavo Carona:

    Gustavo Carona: "O mundo precisa saber" que há um mundo por mudar

    Gustavo Carona é médico anestesista português. Com 39 anos, já esteve em mais de 10 missões humanitárias em todo o mundo, desde o Congo ao Afeganistão, Iémen ou Síria. "Não poso salvar o mundo, mas posso ser feliz a tentar", é o que nos diz num livro sobre algumas das suas aventuras. 

  • Final do ano: decisões e prioridades

    Final do ano: decisões e prioridades

    Estamos no último mês do ano. Começam-se a preparar as malas para a viagem de um novo ano, novinho em folha... Ou novinho na agenda do telemóvel. 

  • Asia Bibi: A coragem de acreditar!

    Asia Bibi: A coragem de acreditar!

    Em 2010, Asia Bibi foi condenada à morte por alegadamente ter insultado o profeta Maomé e o Islão durante uma discussão com colegas de trabalho; depois de passar nove anos numa solitária, a jovem acabou por ser posta em liberdade e mudou-se para o Canadá. 

  • Harry Styles: Já conheces a ilha de

    Harry Styles: Já conheces a ilha de "Edora"?

    Harry Styles tem neste momento uma campanha de marketing incrível, com vídeos, mensagens e músicas em toda a internet. A mais recente novidade é a da olha de "Eroda" ao largo da costa inglesa.

  • Escuta. Arrisca e Vive o Advento! | Domingo II (ANO A)

    Escuta. Arrisca e Vive o Advento! | Domingo II (ANO A)

    No segundo domingo do Advento, olhamos para Maria, uma jovem mulher visitada por um Anjo de Deus. Ainda que seja igual a nós, Maria é especial – está orientada para Deus e possui uma força maior que a nossa para saber distinguir o bem do mal. 

  • Sophie Cruz: Construir famílias e não muros

    Sophie Cruz: Construir famílias e não muros

    Sophie Cruz é dada a conhecer ao mundo em 2015, quando na visita do Papa aos EUA, a pequenina corre para lhe dar um abraço. Entrega-lhe também uma carta sobre a história dos seus pais, imigrantes mexicanos à procura de lgalizar a sua situação.

  • Beato Pier Giorgio Frassatti: Sempre em

    Beato Pier Giorgio Frassatti: Sempre em "direção ao Alto"

    Pier Giorgio nasceu no seio de uma família muito rica, a 6 de abril de 1901. Filho do fundador do jornal La Stampa e de uma virtuosa pintora, foi com a mãe que Pier Giorgio absorveu o testemunho de fé e bons valores. 

  • Kay: a importância de cuidarmos de nós próprios.

    Kay: a importância de cuidarmos de nós próprios.

    Karolina é uma jovem polaca que vive atualmente em Inglaterra. Tem 26 anos, mas aos 13 começou um blog que mudou a sua vida. 

  • Músicas que desafiam:

    Músicas que desafiam: "Broken" dos Coldplay

    Nesta altura natalícia as rádios e plataformas de streaming tem sempre aquele conjunto de músicas habituais para esta época. Podemos hoje sugerir mais uma para a tua "playlist"?

  • Irmão Roger: um

    Irmão Roger: um "ponto de luz" num mundo em discórdia

    A vida do irmão Roger mistura-se com a história da própria comunidade de Taizé. 

  • Todos os amigos são eternos!

    Todos os amigos são eternos!

    Quantos amigos tens? Aqueles mesmo de confiança ... Um? Dois? Dez? Cada um tem uma relação diferente com os seus amigos: alguns fazem amigos todas as semanas,enquanto outros preservam as amizades de longa data e são mais reservados.

  • Bana Alabed:

    Bana Alabed: "Querido mundo, esta é a minha história"

    O testemunho de hoje chega-nos da Síria. Com apenas 7 anos, Bana Alabed criou uma conta Twitter com a ajuda da mãe, como uma forma de dar a conhecer a situação do seu país.