Greta Thunberg: 15 anos de muita coragem

0
0
1
s2smodern

A 24ª Cimeira do Clima da ONU já acabou e a estrela deste encontro é esta jovem de 15 anos. 

O percurso de Greta como ativista começou quando decidiu não ir às aulas para protestar contra as alterações climáticas. Quando lhe explicaram, pela primeira vez aos 8 anos, o que estava a acontecer com o planeta e o porquê de ter de poupar água, reciclar e não desperdiçar comida, Greta nunca mais abandonou a causa ambiental.

Em meados de Agosto deste ano, começou a ser notícia um pouco por todo o mundo. Chamou-lhe "greve à escola contra as alterações climáticas" e o objetivo era pressionar o Governo a adoptar uma postura radical no combate às alterações climáticas. Desde esse dia até ao discurso na Cimeira do Clima (vídeo em cima), na Polónia, passou pouco tempo. Com uma coragem de gente grande, Greta apontou o dedo aos líderes mundiais - "não são maduros o suficiente para encarar os factos e estão a deixar o peso das alterações climáticas para as crianças".

"A nossa biosfera está a ser sacrificada para que pessoas ricas em países como o meu possam viver luxuosamente. É o sofrimento de muitos que paga pelos luxos de poucos", disse Greta diante de representantes de mais de 200 países. "Estamos a ficar sem desculpas e sem tempo. Viemos aqui para que vocês saibam que a mudança está a chegar quer vocês gostem ou não. O poder é do povo. Obrigada", rematou Greta.

O papel de Greta tem sido tão ativo que foi recentemente nomeada para os prémios Children's Climate Prize que desde 2016 distingue uma criança que se destaca por "ter feito algo extraordinário pelo clima e pelo ambiente". No entanto, a jovem pediu para ser retirada da lista de nomeados porque  teria de viajar de avião para a cerimónia da entrega de prémios, meio de transporte que a jovem e a sua família já não utilizam devido às grandes emissões de carbono que provocam. Greta e a família andam sempre de bicicleta e, em caso de urgência, usam um carro elétrico. 

Mas para quem é que Greta falou?

Para nós. Para ti e para mim. Greta Thunberg sabe que a ONU reconheceu a necessidade de agir quase 10 anos antes das mudanças climáticas serem evidentes, mas a frustração aumenta à medida em que o cenário se agrava e o plano de ação é quase nenhum.

Não podemos esperar que os senhores de fato e gravata "acordem para a vida". Somos nós que temos de acordar. Não amanhã, mas hoje, agora! 

Marcações: Ecologia, Ciência, Ambiente, Reciclagem , Consciência

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.