Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

"Os jovens, a fé e o discernimento vocacional" - 6 perguntas sobre o Sínodo

0
0
0
s2sdefault

Nos dias 3 a 28 de Outubro decorrerá no Vaticano o sínodo dos bispos com o tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Este tem sido um acontecimento preparado com muita atenção em todo o mundo, sobretudo pela importância que este tema tem para o futuro da Igreja. Se ainda não ouviste falar deste evento ou tens algumas dúvidas no que consiste, nós tentamos esclarecer tudo.

O que é um sínodo dos bispos?

O sínodo dos bispos é uma assembleia que reúne o Papa com diversos bispos de todo o mundo para debater sobre temas que pareçam oportunos à atualidade da Igreja.

Quando foi criado o sínodo dos bispos?

A possibilidade de se fazer um sínodo dos bispos foi criada pelo Papa Paulo VI em 1965, logo após o Concílio Vaticano II, para permitir ao responsável máximo da Igreja um maior contacto com a realidade vivida pelos cristãos relativamente a certos temas.

Só participam os bispos no sínodo?

Não. Apesar de ser chamado sínodo dos bispos, o Papa pode também convidar outras pessoas que possam ajudar a refletir sobre o tema em questão.

De quantos em quantos anos se realiza?

O sínodo dos bispos é convocado ordinariamente, de 3 em 3 anos, e pode ser convocado extnraordinariamente sempre que ao Papa pareça oportuno.

Qual foi o último sínodo?

Os dois últimos sínodos ocorreram apenas com 1 ano de distância para se debater o papel das famílias no seio da Igreja. Em 2014, realizou-se o sínodo extraordinário com o tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”; e, em 2015, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Porquê o tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”?

No mundo contemporâneo tem-se cada vez mais a consciência que os jovens parecem estar cada vez mais longe da Igreja e que esta parece falar uma linguagem cada vez mais distante dos jovens. Por isso, o Papa quis convocar este sínodo para «procurar novos caminhos e a percorrê-los com audácia e confiança, tendo o olhar fixo em Jesus e abrindo ao Espírito Santo, para rejuvenescer a face da Igreja», acompanhando os jovens no seu percurso de discernimento vocacional nesta “mudança de época”. (Instrumentum Laboris, 2018)

Marcações: JOvens, Igreja, Valores, Família, Papa Francisco, Sínodo dos Bispos

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.