
Descobertos novos mosaicos que ajudam a perceber a história da Galileia
Investigadores da Universidade da Carolina do Norte (UNC) em Chapel Hill recentemente foram à Galileia e encontraram alguns artefactos antigos que nos dizem mais sobre a cultura judaica.
A teoria de longa data que tem sido defendida vem do século V diz que, sob o domínio cristão, os habitantes da Galileia não teriam um estilo de vida propriamente definido, mas de acordo com as descobertas, realmente parecem ter existido.
"Os mosaicos que decoram o piso da sinagoga Huqoq revolucionam a compreensão do judaísmo neste período", disse Jodi Magness, especialista em liderança e professora da UNC. “A arte judaica antiga carece algumas imagens. Mas estes mosaicos, coloridos e cheios de figuras, comprovam uma rica cultura visual, assim como o dinamismo e a diversidade do judaísmo nos períodos romanos e bizantinos. ”
Muitos dos mosaicos refletem histórias da Bíblia como as imagens de dois espiões de Moisés a carregar uvas - Números 13:23 - ou um jovem a andar àfrente dum animal como descrito em Isaías 11: 6.
Esta é a oitava viagem que o grupo de cientistas realiza. De acordo com o comunicado enviado à imprensa, encontraram-se vários mosaicos com temas bíblicos nos últimos seis anos:
Sansão a carregar as portas de Gaza, 2013
Marcações: Ciência, Judaísmo, Investigação, Cientista