
Elon Musk cria e envia cápsula de salvamento para a Tailândia
O mundo está de olhos postos na Tailândia. A situação atual dos 8 rapazes e o seu treinador de futebol que se encontram presos numa gruta (4 rapazes já foram resgatados) preocupa o mundo todo. Elon Musk, membro da Tesla, SpaceX e da Boring Company, mostrou-se logo disponível para ajudar.
No sábado, através das redes sociais, Musk partilhou novas informações sobre os avanços do desenvolvimento de um "submarino do tamanho de uma criança" para ajudar no resgate, projeto que ele e os engenheiros da SpaceX realizaram.
No domingo publicou vídeos dos testes do aparelho numa piscina, informando que o material já estaria a ser enviado para a Tailândia num avião. O sistema foi construído com a utilização de um tubo de oxigénio líquido usado nos foguetes Falcon como casco.
Os testes mostraram que é possível carregar uma criança com segurança e estabilidade dentro da cápsula. A mesma deve ser carregada por dois mergulhadores para que o percurso do resgate seja feito. A cápsula tem "quatro portas de ar na frente e atrás. A parte da frente ainda é protegida por um nariz-cone e há duplo isolamento para selar uma janela de acrílico que permite aos mergulhadores observarem o ocupante".
Na sua página oficial do twitter, Elon Musk publicou também alguns vídeos dos testes desta cápsula.
Vai ser usado na Tailândia?
No momento em que a cápsula de Musk estava a ser enviada para a Tailândia, a operação de resgate dos rapazes tailandeses já havia começado. Espera-se assim que não seja necessário usar o projeto de Musk nesta missão. Mesmo assim, Elon Musk aproveitou a sua página no Twitter para dizer que o protótipo vai continuar disponível para emergências futuras, mencionando também que algumas modificações podem transformar o sistema num "pod de fuga para o espaço".
Musk foi mais além e elogiou a equipa que está a trabalhar no local: "Continuo impressionado com a coragem, resiliência e tenacidade das crianças e dos mergulhadores. O caráter humano mostrado na sua melhor forma".
— Elon Musk (@elonmusk) 8 de julho de 2018
Marcações: Tecnologia, Saúde , Espaço, Tailândia, Salvamento