Pegada de carbono: as cidades com piores resultados são estas

0
0
1
s2smodern

Os Estados Unidos abrigam três das dez principais cidades do mundo com as piores pegadas de carbono, segundo um novo estudo.

 Investigadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia reuniram dados sobre as emissões de carbono de 13.000 cidades em todo o mundo e construíram um mapa interativo dos resultados. Durante a pesquisa, descobriram que Nova Iorque, Los Angeles e Chicago tinham emissões de carbono extremamente altas.

Seul ficou em primeiro lugar, com uma produção de 276,1 toneladas métricas de dióxido de carbono por ano. Guangzhou, China, fica em segundo lugar, seguido por Nova Iorque; Hong Kong; Los Angeles; Xangai; Cingapura; Chicago; Tóquio / Yokohama, Japão; e Riade, Arábia Saudita.

This map built by researchers at the Norwegian University of Science and Technology show carbon emission levels for 13,000 cities worldwide.

De uma forma geral, as 100 principais cidades representaram cerca de 18% da pegada de carbono global do planeta, sendo as cidades e subúrbios mais ricos os maiores culpados. A boa notícia é que “isto significa que estes governos podem agir em conjunto e reduzir significativamente as pegadas de carbono totais nacionais”, disse Daniel Moran, autor principal do estudo, na divulgação do estudo. Mas a má notícia é que algumas das cidades mais ricas estão com assustadoramente altos níveis de emissões de carbono, enquanto os países mais pobres estão a sofrer mais com o aquecimento global.

É provável que as cidades com maior número de pessoas tenham uma pegada de carbono maior no geral, mas algumas áreas metropolitanas relativamente pequenas nos Estados Unidos ainda têm uma produção surpreendentemente alta. Miami, uma cidade de aproximadamente 5,5 milhões de habitantes, tem 21, por exemplo - é mais alta na lista do que Nova Déli, na Índia, uma cidade com mais de 20 milhões de habitantes.

Desde que o presidente Donald Trump anunciou o seu plano para sair do Acordo de Paris em junho de 2017, o futuro dos EUA parece um pouco sombrio no que toca à ecologia. O acordo - assinado pela primeira vez pelos EUA durante o governo Obama - pretendia combater a mudança climática fazendo com que as nações participantes reduzissem significativamente suas emissões de carbono (entre outras coisas).

Na época, os EUA assumiram reduzir as emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa até 2025. Enquanto os restantes países avançam para o Acordo de Paris, o governo Trump continua a retirar fundos da pesquisa climática - incluindo um corte de investimento num programa da NASA de 10 milhões de dólares por ano que monitoriza o fluxo de dióxido de carbono no planeta.

Por enquanto, cientistas continuam por descobrir a melhor forma de trabalha para reduzir as emissões. Mas mesmo o comum mortal tem o poder de controlar pelo menos um terço da sua pegada de carbono, segundo o estudo, o que significa que todos podem fazer a sua parte.

Marcações: Valores, Ecologia, Ambiente, Poluição, Reciclagem , Cidades, Pegada de carbono

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!