Não deixes que a tua vida se apague num smartphone, é o Papa que diz

0
0
1
s2smodern

Não deixeis, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do “smartphone”.

Este é um dos apelos que o papa faz na mensagem para a 33.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se assinala no próximo dia 25 de março, domingo de Ramos, e que ocorre a pouco mais de meio ano do Sínodo dos Bispos, que em outubro debate o tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

Abri de par em par as portas da vossa vida! Os vossos espaços e tempos sejam habitados por pessoas concretas, relações profundas, que vos deem a possibilidade de compartilhar experiências autênticas e reais no vosso dia-a-dia.

Com o tema Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus (Lucas 1, 30), leva o Papa a questionar-nos E vós, jovens, quais são os medos que tendes? Que é que vos preocupa mais profundamente?.

Um dos medos mais comuns entre os jovens, explica Francisco é o de não ser amados, bem-queridos, de não ser aceites, pelo que muitos, na tentativa de se adequar a padrões frequentemente artificiais e inatingíveis, têm a sensação de dever ser diferentes daquilo que são na realidade.

Fazem contínuos “foto-retoques” das imagens próprias, escondendo-se por trás de máscaras e identidades falsas, até chegarem quase a tornar-se eles mesmos um “fake”, um falso. Muitos têm a obsessão de receber o maior número possível de apreciações “gosto”.

O papa convida-nos a dar um nome aos nossos medos: Hoje, na situação concreta que estou a viver, o que é que me angustia, o que é que mais temo? O que é que me bloqueia e impede de avançar? Porque é que não tenho a coragem de abraçar as decisões importantes que deveria tomar? Não tenhais medo de olhar, honestamente, para os vossos medos, reconhecê-los pelo que são e enfrentá-los

Francisco lembra que na Bíblia encontra-se 365 vezes a expressão “não temer”, nas suas múltiplas variações. Deus quer que os seres humanos estejam livres do medo todos os dias do ano.

Esta Jornada, que será celebrada a nível das dioceses, antecede o encontro mundial marcado para janeiro de 2019, no Panamá, para onde são convidados jovens de todo o mundo e que, com muita probabilidade, será presidida pelo Papa, que realça: A JMJ é para os corajosos! Não para jovens que procuram apenas a comodidade, recuando à vista das dificuldades.

Marcações: Corpo de Cristo, Mundo, Jesus , , Papa Francisco, Juventude, Jornadas Mundiais da Juventude, Telemóvel, Cristo, Não temas

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias