Não deixes que a tua vida se apague num smartphone, é o Papa que diz

0
0
1
s2smodern

Não deixeis, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do “smartphone”.

Este é um dos apelos que o papa faz na mensagem para a 33.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se assinala no próximo dia 25 de março, domingo de Ramos, e que ocorre a pouco mais de meio ano do Sínodo dos Bispos, que em outubro debate o tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

Abri de par em par as portas da vossa vida! Os vossos espaços e tempos sejam habitados por pessoas concretas, relações profundas, que vos deem a possibilidade de compartilhar experiências autênticas e reais no vosso dia-a-dia.

Com o tema Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus (Lucas 1, 30), leva o Papa a questionar-nos E vós, jovens, quais são os medos que tendes? Que é que vos preocupa mais profundamente?.

Um dos medos mais comuns entre os jovens, explica Francisco é o de não ser amados, bem-queridos, de não ser aceites, pelo que muitos, na tentativa de se adequar a padrões frequentemente artificiais e inatingíveis, têm a sensação de dever ser diferentes daquilo que são na realidade.

Fazem contínuos “foto-retoques” das imagens próprias, escondendo-se por trás de máscaras e identidades falsas, até chegarem quase a tornar-se eles mesmos um “fake”, um falso. Muitos têm a obsessão de receber o maior número possível de apreciações “gosto”.

O papa convida-nos a dar um nome aos nossos medos: Hoje, na situação concreta que estou a viver, o que é que me angustia, o que é que mais temo? O que é que me bloqueia e impede de avançar? Porque é que não tenho a coragem de abraçar as decisões importantes que deveria tomar? Não tenhais medo de olhar, honestamente, para os vossos medos, reconhecê-los pelo que são e enfrentá-los

Francisco lembra que na Bíblia encontra-se 365 vezes a expressão “não temer”, nas suas múltiplas variações. Deus quer que os seres humanos estejam livres do medo todos os dias do ano.

Esta Jornada, que será celebrada a nível das dioceses, antecede o encontro mundial marcado para janeiro de 2019, no Panamá, para onde são convidados jovens de todo o mundo e que, com muita probabilidade, será presidida pelo Papa, que realça: A JMJ é para os corajosos! Não para jovens que procuram apenas a comodidade, recuando à vista das dificuldades.

Marcações: Corpo de Cristo, Mundo, Jesus , , Papa Francisco, Juventude, Jornadas Mundiais da Juventude, Telemóvel, Cristo, Não temas

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Super Size Me"

    Durante um mês, numa tentativa de conhecer os danos causados pela fast-food, o realizador Morgan Spurlock só comeu apenas comida de um sítio: McDonald's.

  • Sínodo sobre os jovens - Vaticano apresenta guião de trabalho

    Sínodo sobre os jovens - Vaticano apresenta guião de trabalho

    Depois do questinário lançado online, surge hoje um documento de trabalho que reflete a realidade das respostas ao documento lançado pelo Vaticano. 

  • Mundial 2018 - A festa mexicana que fez a Terra tremer (literalmente) !

    Mundial 2018 - A festa mexicana que fez a Terra tremer (literalmente) !

    Quando se diz que o futebol mexe com as pessoas, não estamos a brincar: a comemoração do golo da seleção mexicana sobre a alemã, neste domingo (17), na estreia de ambas no Mundial, causou um mini-terremoto na Cidade do México!

  • Como é que os animais veem o mundo?

    Como é que os animais veem o mundo?

    Apesar da importância de todos os cinco sentidos, a visão tem um papel predominante. Mesmo que os animais, em geral, utilizem outras formas de interagir com o mundo, sempre fica a pergunta sobre como veem eles o mundo.

  • "Dumbo" - mais um filme Disney para veres este ano

    Há quem ache que a Disney não está a trazer nada de novo com as versões live-action de clássicos. Mas essas pessoas não são fixes.

  • Diabetes – Uma vida normal

    Diabetes – Uma vida normal

    “Não posso comer mais bolos senão ainda fico com Diabetes”. Provavelmente já ouviste esta frase antes e já sabes que a Diabetes é uma doença que faz com que os níveis de açúcar do sangue (glicémia) estejam acima do valor normal. 

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "The Greatest Gift" de Sufjan Stevens

    Já passou quase meio ano desde que Stevens lançou The Greatest Gift. Um álbum que, à primeira vista, parecia um simples remake do seu grande trabalho Carrie & Lowell (2015), mas que trazia pelo meio algumas “pérolas” originais. Um desses originais é precisamente este The Greatest Gift, que dá nome ao álbum.

  • Viajar até Vénus? A NASA mostra!

    Viajar até Vénus? A NASA mostra!

    Marte tem sido o principal assunto quando se fala em exploração espacial. Apesar da distância, este planeta possui condições muito mais favoráveis do que Vénus, o que facilita o envio de sondas — e possivelmente até seres humanos, num futuro não tão distante.

  • 10 passos para estabelecer objetivos

    10 passos para estabelecer objetivos

    Alguém disse: “Se não sabes para onde vais, podes ir ter a qualquer outro sítio”. Os objetivos ajudam-nos a chegar onde queremos, a fazer o que queremos e a ser o que queremos. Estabelecer objetivos é uma das artes mais importantes para ser feliz. 

  • No século XXI, há um novo idioma no mundo

    No século XXI, há um novo idioma no mundo

    Um novo idioma foi recentemente descoberto na região da Malásia, chamado "Jedek". Falado por apenas cerca de 280 pessoas no mundo, foi documentado pelos linguistas Niclas Burenhult e Joanne Yager, da Universidade Lund, na Suécia, após uma vasta pesquisa de campo realizada na região peninsular que fica no norte do país.

  • Histórias para Crescer: O elefante e os cegos

    Histórias para Crescer: O elefante e os cegos

    Diz a lenda que numa cidade da Índia viviam sete sábios cegos. Como eram excelentes a aconselhar, todas as pessoas recorriam à sua ajuda quando tinham problemas. Apesar de serem amigos, havia uma certa rivalidade entre eles e discutiam frequentemente sobre quem seria o mais sábio.

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Selma"

    Esta semana recomendamos um filme que conta a história de Martin Luther King Jr.