Dia de Darwin: Celebrar a Ciência e as suas descobertas

0
0
1
s2smodern

Hoje celebra-se o dia de Darwin como uma forma de celebrar a Ciência e as suas descobertas. A 12 de fevereiro de 1809, nascia o naturalista britânico que chocaria o mundo com a teoria que, dois séculos mais tarde, se tornaria a mais aceite entre os cientistas para explicar alguns fenómenos ligados à evolução dos seres vivos.

Charles Robert Darwin é o autor da chamada Teoria da Evolução. O britânico pertencia à família Darwin-Wedgwood, que fazia parte da elite inteletual da época – o próprio pai de Darwin era médico. Diz-se que desde criança, gostava de colecionar insetos e ovos de pássaros, além de gostar de observar animais como cães e ratos.

Na Universidade de Edimburgo, Darwin estudou Medicina. Darwin foi também pupilo de Robert Edmond Grant, um pioneiro no desenvolvimento das teorias sobre a evolução das chamadas características adquiridas – a ideia do naturalista francês Lamarck, que afirmava que os seres sofrem modificações ao longo da vida, para se adaptarrm ao meio ambiente. Mais tarde, Darwin também acabaria por estudar Teologia, na Universidade de Cambridge – mas preferia passar o  tempo a colecionar e estudar besouros, na companhia de seu primo William Darwin Fox. 

Foi depois de sofrer todas essas influências que Darwin acabou por embarcar no HMS Beagle, na viagem que mudaria a sua vida – e o curso da ciência moderna. Darwin acompanharia Robert FitzRoy, capitão do barco, que partiria numa expedição de dois anos para mapear a costa da América do Sul.

A expedição durou quase cinco anos – desse tempo, Darwin passou cerca de dois terços em terra firme, a estudar fósseis e organismos vivos (muitos deles novos para a ciência).

Grande parte da concepção da teoria de Darwin aconteceu nas ilhas Galápagos, em que o cientista observou como as cotovias diferiam de uma ilha para outra. É possível imaginar que algumas espécies de aves neste arquipélago derivam de um número pequeno de espécies de aves encontradas originalmente e que se modificaram para diferentes finalidades , anotou. 

Austrália foi outro lugar que o intrigou: o rato-canguru e o ornitorrinco, por exemplo, eram animais tão diferentes de tudo o que o naturalista conhecia, que ele chegou a escrever: um incrédulo poderia dizer que, seguramente, dois criadores diferentes estiveram em ação.

darwin 2

A teoria de Darwin, publicada em 1859 no livro A Origem das Espécies, explica a evolução através da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes, que acabariam por perpetuar as mesmas características favoráveis – e que, com o passar dos anos, modificariam  permanentemente sua espécie. Ridicularizada por muitos cientistas nos primeiros anos após sua publicação – a revista Hornet publicou uma caricatura que se tornou célebre, mostrando Darwin como um macaco - , a teoria é hoje amplamente aceite, ensinada em escolas e considerada por muitos a explicação oficial  para a origem das espécies de seres vivos. O termo teoria, porém, persiste, uma vez que ainda não foram encontradas provas definitivas e irrefutáveis das ideias de Darwin.

darwin 3

Darwin morreu em 1882, aos 72 anos de idade, ainda ativo e a trabalhar em aspetos mais controversos da sua principal obra. A pedido dos seus colegas cientistas, foi enterrado na abadia de Westminster, próximo a grandes estudiosos, como Isaac Newton, William Herschel e Charles Lyell. 

Marcações: Ciência, Experiências, Animais, Biologia, Espécies

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!