
Dia da Internet Segura - A segurança começa em ti!
Num artigo do jornal Público, Sofia Rasgado fala da missão do Centro de Internet Segura em Portugal (CIS).
Até aqui, foram trabalhadas questões comportamentais, como os relacionamentos online, a gestão do tempo passado em frente aos ecrãs e a intervenção em casos de cyberbullying, abordando-se ao mesmo tempo questões técnicas, como a otimização dos sistemas operativos e as diferentes plataformas online. Questões como os riscos de se obter “gratuitamente” um software pirateado, que pode reduzir a velocidade do dispositivo e recolher dados sensíveis, ou o cuidado que se deve ter ao registar informações pessoais ou ao realizar uma compra online, ocasiões em que se deve verificar o https antes do endereço da página e optar por pagamentos através de Paypal ou de MB Net, são algumas das recomendações do CIS, explica no artigo de opinião que escreve.
O CIS lançou uma websérie em 2016 que fala de algumas destas questões típicas do mundo digital - o sexting, o roubo de identidade, o discurso do ódio e a solidariedade intergeracional na utilização da Internet. Esta série ajuda a alertar para os perigos de uma utilização pouco segura da Internet.
O Dia da Internet Segura foi criado para promover o uso ético da rede, ou seja, é muito importante que o uso desta tecnologia siga algumas regras básicas, para que não seja utilizada para fazer o mal ou prejudicar pessoas ou organizações. Começou por ser uma iniciativa da União Europeia, mas devido à grande escala dos crimes realizados digitalmente, vários pontos do mundo aderem a esta iniciativa.
De facto, todos nós vemos diariamente, exemplo de mau uso da internet, como invasões em sistemas, roubo de senhas e de dados bancários. Mas não são só os hackers que usam a internet para atividades ilícitas. A GNR divulgou alguns dados, no âmbito deste dia - em 2017 foram registados 641 crimes informáticos, menos 370 do que no ano de 2016, pelo que relativamente a outros crimes relacionados com o meio informático, como é o exemplo das 2.293 burlas (menos 878) e das 70 extorsões (menos 28), pode-se constatar uma redução comparativamente ao ano transato.
Mas um dos grandes e maiores problemas do mau uso das redes é o discurso de ódio na internet. A data, este ano com o tema Cria, Liga e Partilha Respeito - uma melhor Internet começa em ti! pretende lembrar que é muito importante debater com respeito na web. A falsa sensação de anonimato que a internet proporciona, confunde muitas pessoas, que acham que podem falar o que quiserem sobre outras pessoas. E aí aparecem os discursos de ódio.
Se conheces algum dos casos retratados aqui, o CIS pode ajudar-te através da Linha Internet Segura (800 21 90 90) ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Podes denunciar conteúdos ilegais, como Materiais de Abuso Sexual de Menores, Apologia à Violência ou ao Racismo através da Linha Alerta (800 200 212) ou em https://linhaalerta.internetsegura.pt;
Lembra-te: Uma Internet segura começa em ti!
Marcações: Valores, Internet, Web, Europa, Portugal, Segurança, Computador, Conflitos, Crimes, Smartphone, Rede