Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Dia da Internet Segura - A segurança começa em ti!

0
0
0
s2sdefault

 Num artigo do jornal Público, Sofia Rasgado fala da missão do Centro de Internet Segura em Portugal (CIS). 

Até aqui, foram trabalhadas questões comportamentais, como os relacionamentos online, a gestão do tempo passado em frente aos ecrãs e a intervenção em casos de cyberbullying, abordando-se ao mesmo tempo questões técnicas, como a otimização dos sistemas operativos e as diferentes plataformas online. Questões como os riscos de se obter “gratuitamente” um software pirateado, que pode reduzir a velocidade do dispositivo e recolher dados sensíveis, ou o cuidado que se deve ter ao registar informações pessoais ou ao realizar uma compra online, ocasiões em que se deve verificar o https antes do endereço da página e optar por pagamentos através de Paypal ou de MB Net, são algumas das recomendações do CIS, explica no artigo de opinião que escreve. 

O CIS lançou uma websérie em 2016 que fala de algumas destas questões típicas do mundo digital - o sexting, o roubo de identidade, o discurso do ódio e a solidariedade intergeracional na utilização da Internet. Esta série ajuda a alertar para os perigos de uma utilização pouco segura da Internet.

O Dia da Internet Segura foi criado para promover o uso ético da rede, ou seja, é muito importante que o uso desta tecnologia siga algumas regras básicas, para que não seja utilizada para fazer o mal ou prejudicar pessoas ou organizações. Começou por ser uma iniciativa da União Europeia, mas devido à grande escala dos crimes realizados digitalmente, vários pontos do mundo aderem a esta iniciativa. 

De facto, todos nós vemos diariamente, exemplo de mau uso da internet, como invasões em sistemas, roubo de senhas e de dados bancários. Mas não são só os hackers que usam a internet para atividades ilícitas. A GNR divulgou alguns dados, no âmbito deste dia - em 2017 foram registados 641 crimes informáticos, menos 370 do que no ano de 2016, pelo que relativamente a outros crimes relacionados com o meio informático, como é o exemplo das 2.293 burlas (menos 878) e das 70 extorsões (menos 28), pode-se constatar uma redução comparativamente ao ano transato.

Mas um dos grandes e maiores problemas do mau uso das redes é o discurso de ódio na internet. A data, este ano com o tema Cria, Liga e Partilha Respeito - uma melhor Internet começa em ti!  pretende lembrar que é muito importante debater com respeito na web. A falsa sensação de anonimato que a internet proporciona, confunde muitas pessoas, que acham que podem falar o que quiserem sobre outras pessoas. E aí aparecem os discursos de ódio.

Se conheces algum dos casos retratados aqui, o CIS pode ajudar-te através da Linha Internet Segura (800 21 90 90) ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Podes denunciar conteúdos ilegais, como Materiais de Abuso Sexual de Menores, Apologia à Violência ou ao Racismo através da Linha Alerta (800 200 212) ou em https://linhaalerta.internetsegura.pt; 

Lembra-te: Uma Internet segura começa em ti! 

Marcações: Valores, Internet, Web, Europa, Portugal, Segurança, Computador, Conflitos, Crimes, Smartphone, Rede

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.