Porque é que Jerusalém não tem Embaixadas?

0
0
1
s2smodern

Jerusalém é uma cidade situada na região da Palestina e sabemos que é considerada sagrada segundo três religiões: a judaica, a cristã e a islâmica. Mas, como esta cidade não é a capital de nenhum país, ainda não tem embaixadas, que são as missões diplomáticas que representam um país na capital de outro país estrangeiro. Vamos perceber porquê?

 Comecemos pelas três religiões em Jerusalém. Judeus creem, segundo a sua religião, que foi na montanha de Jerusalém que Abraão quase sacrificou o seu filho Isaac e ouviu a palavra de Deus (Gen. 22). Foi também nesta cidade que Jesus viveu vários momentos importantes da Sua vida - como a apresentação no Templo, após o seu nascimento (Lucas 2:22), ou mais tarde, a pregação em que expulsou vendedores do Templo (Marcos 11:15) - e que foi preso, cruxificado e sepultado (Lucas 22, 23). Nós, cristãos, acreditamos também que depois de sepultado, Jesus ressuscitou e ascendeu ao Céu (Lucas 24), a partir de Jerusalém, onde morreu. Muçulmanos acreditam que foi no Templo de Jerusalém que Maomé, o último profeta islâmico, encontrou Deus, Jesus e os Reis de Israel, David e Salomão.

Em 1947, na região da Palestina então administrada pelo Reino Unido, existiam dois movimentos sociais em conflito: o movimento nacionalista palestiniano (árabe e muçulmano) e o movimento nacionalista judeu. Por isso, as Nações Unidas propuseram um plano para a criação de dois Estados independentes (um Judeu e um Árabe) na Palestina e, com os dois especiais objetivos de proteger os locais sagrados de Jerusalém e promover a paz entre seus habitantes e peregrinos, declararam esta cidade como um corpus separatum. De acordo com esse plano, Jerusalém não pertencia a nenhum Estado – nem à administração do Reino Unido (ou de outro país), nem aos Estados a criar de Israel e da Palestina – esta cidade seria governada pelas Nações Unidas com regras internacionais especiais. Entretanto, em 1948, o Reino Unido retirou-se e a guerra civil eclodiu na Palestina opondo árabes e judeus.

O plano das Nações Unidas não foi seguido, porém não é esquecido. Ainda hoje, a maioria dos países idealiza a constituição dos dois Estados independentes na região da Palestina. Por isso, a maioria dos países, incluindo Portugal, tem as embaixadas na cidade de Telavive - capital do estado de Israel - e missões diplomáticas na cidade de Ramalá - sede da Autoridade da Palestina. Há ainda a proposta de considerar Jerusalém a capital dos dois Estados, Israel e Palestina, simultaneamente.

No passado dia 6 de dezembro, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, anunciou que iria transferir a embaixada de Telavive para Jerusalém. O problema é que Trump não esclareceu se a sua embaixada iria apenas funcionar perante Israel ou se funcionaria também perante a Autoridade da Palestina. Ainda mais dramático é que, lamentavelmente, logo após esta notícia inesperada e pouco esclarecedora, a violência entre israelitas e palestinianos aumentou, reavivando a luta pelo acesso aos lugares sagrados de Jerusalém.

Durante este ano, não esqueçamos o que o Papa Francisco nos disse no Natal de 2017:

"Vemos Jesus nas crianças do Médio Oriente, que continuam a sofrer pelo agravamento das tensões entre israelitas e palestinianos. (…) Imploramos do Senhor a paz para Jerusalém e para toda a Terra Santa; rezamos para que prevaleça, entre as Partes, a vontade de retomar o diálogo e se possa finalmente chegar a uma solução negociada que permita a coexistência pacífica de dois Estados dentro de fronteiras mutuamente concordadas e internacionalmente reconhecidas. O Senhor sustente também os esforços de quantos, na Comunidade Internacional, se sentem animados pela boa vontade de ajudar aquela martirizada terra a encontrar – não obstante os graves obstáculos – a concórdia, a justiça e a segurança por que há muito aguarda.”

Marcações: guerra, EUA , Internacional, Mundo, Judaísmo, Conflito, Muçulmanos, Palestina, Jerusalém

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?